DESPERTAR
Fotos: Bruno Poletti/Spotify
Rocco Pitanga em evento de lançamento da série Batman Despertar: representatividade na voz
Podcast mais ouvido do Spotify no mundo todo atualmente, Batman Despertar tem atrativos para além do público que acompanha fielmente as histórias do Homem-Morcego. Na audiossérie, Rocco Pitanga faz a voz de Bruce Wayne, que nunca tinha sido interpretado por um negro em nenhuma de suas várias adaptações. "Quero quebrar os padrões", aponta o ator.
"Eu acho ótimo quebrar esse estigma que a população negra tem sofrido há bastante tempo, e poder ser um super-herói a nível mundial. Ajuda a desmistificar esse lugar submisso dos negros e contribui para a autoestima de uma série de crianças que estão crescendo agora sem perspectiva de vida, sem acreditar que é possível ser mais", filosofa o irmão de Camila Pitanga --que também empresta sua voz para a produção.
A ideia de ter um ator negro como um dos heróis mais conhecidos dos quadrinhos não é exclusiva da versão brasileira --na produção em inglês, por exemplo, Winston Duke (do filme Pantera Negra) é quem vive Bruce Wayne.
Nos episódios já ouvidos pela reportagem, não há nenhuma referência ao tom de sua pele. Mas a representatividade se estende à família do milionário: seus pais são vividos por Adriana Lessa e Nill Marcondes. "Trazer um Batman negro ajuda na ocupação, no empoderamento, na autoestima. Por que não o Batman ser negro?", questiona Pitanga.
"É um personagem comum, uma dor comum, que luta para defender o coletivo da humanidade. Então, trazer o Batman quebrando, talvez, esse lugar estereotipado do homem negro... Acho que é um grande passo que é dado", filosofa o ator em conversa com o Notícias da TV.
Rocco com Adriana e Marcondes
Rocco espera que, mesmo que viva Bruce Wayne e Batman apenas com a voz, possa servir de inspiração para crianças de todo o país --assim como quando Chadwick Boseman (1976-2020) foi escalado para viver T'Challa nos filmes da Marvel. "Acho que posso, de fato, inspirar positivamente, até porque hoje a sociedade reivindica esses espaços, de serem vistos e representados", diz.
Ele admite, porém, que sente o peso não apenas de atuar como um personagem tão icônico, mas de estar quebrando barreiras. "Tenho uma responsabilidade muito grande também, estou em um momento no qual represento muita gente, não posso errar, tenho que fazer tudo muito certo."
"Eu vi o vídeo daquela moça que foi tirada de uma situação análoga à escravidão e acredita que a pele dela é feia. Ela desde criança foi educada a acreditar que é desqualificada por ser negra", aponta ele, em referência a uma reportagem exibida pela Globo na semana passada e que repercutiu muito nas redes sociais.
"Tenho uma possibilidade muito grande de quebrar esse estereótipo, contribuir positivamente para que esse padrão estabelecido há bastante tempo seja rompido. Ser um ator negro em um personagem conhecido mundialmente tem uma simbologia muito incrível e muito forte", encerra o ator.
Batman Despertar é uma produção original do Spotify em parceria com a Warner Bros. e a DC Comics. Em 10 episódios --os dois primeiros já estão disponíveis--, a audiossérie conta a história de Bruce Wayne que perdeu as memórias sobre a sua experiência como o Cavaleiro das Trevas. Confira o trailer da produção:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.