Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LIVRE DA ESCRAVIDÃO

Ex-doméstica comove web por medo de segurar mão de repórter branca da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Adriana entrevistando Malena; a jornalista veste camiseta bege; Madalena veste camiseta branca com detalhes na cor azul

A jornalista Adriana Oliveira entrevistou a ex-doméstica Madalena Silva, vítima de escravidão

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2022 - 20h31

Um vídeo em que Madalena Silva, ex-doméstica vítima de trabalho análogo à escravidão, assume ter medo de segurar as mãos da repórter Adriana Oliveira viralizou nesta quinta-feira (28) nas redes sociais. Durante a conversa, a entrevistada chora e diz que "tem receio de pegar na mão branca" da jornalista durante o telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, emissora afiliada da Globo.

A reportagem que chamou a atenção dos internautas foi exibida em 27 de abril, Dia das Trabalhadoras Domésticas, e alertou sobre as condições análogas à escravidão que muitas profissionais da área são submetidas.

Madalena, que foi escravizada durante 54 anos, conversou com Adriana para contar sua história e se emocionou ao falar sobre as agressões verbais sofridas no ambiente onde viveu até março deste ano. "Ela falou: 'Sua nega desgraçava, vai embora'", contou a ex-doméstica ao lembrar da filha de seus ex-patrões.

Após alguns minutos de conversa, Adriana se aproximou para segurar as mãos de Madalena, mas a idosa se recusou. "Eu fico com receio de pegar na sua mão branca", explicou a entrevistada, aos prantos. "Mas por quê? Você tem medo do quê?", questionou a jornalista.

"Eu pego a minha [mão] e coloco em cima da sua e acho feio isso", continuou a ex-doméstica, bastante emocionada. "Sua mão é linda, sua cor é linda, olha para mim. Aqui não tem diferença. O tom é diferente, mas nós somos iguais", reagiu a repórter.

"Mas olha a sua [cor] e olha para a minha", insistiu Madalena. "Mas você é mulher, eu sou mulher, os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem que ter comigo, tem que ter com você", completou Adriana.

No Twitter, internautas se comoveram com a reportagem e lamentaram a situação de Madalena.

"O vídeo da senhora negra chorando sem querer pegar na mão da repórter branca, dizendo que achava feio a mão a dela em cima da mão da repórter,  é disparado um dos vídeos mais tristes que eu já vi na vida! Meu Deus, que mundo surreal! Que absurdo!!!!", reagiu a internauta Jamille.

A reportagem também rendeu elogios à repórter, mas deixou muita gente incomodada pelo fato de ela ter tentado igualar sua situação como mulher branca com os momentos de escravidão vividos pela entrevistada.

"Me pergunto se não era melhor dar a essa moça acesso à terapia com um profissional negro, em vez de fazer ela segurar a mão de uma repórter branca. Não era questão de provar que 'nem todos brancos são ruins', mas acho que era o momento de respeitar o trauma dela", comentou a internauta Josi.

"A repórter forçando o momento de segurar na mão foi de uma gigantesca falta de sensibilidade", reclamou outro usuário do microblog identificado com Michel.

"Penso o seguinte: independentemente de a repórter não ser profissional de saúde e ser branca, ela estava tentando acolher a senhora da melhor forma que podia", opinou o internauta Raphael.

Assista ao vídeo e confira algumas reações:

TUDO SOBRE

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.