Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COM MATT LEBLANC

Quinze anos do fim de Joey: Por que o spin-off de Friends foi um fracasso?

DIVULGAÇÃO/NBC

Matt LeBlanc em cena de Joey

Matt LeBlanc em cena de Joey; série completa 15 anos de seu cancelamento nesta segunda (23)

VICTOR CIERRO VIEIRA

victor@noticiasdatv.com

Publicado em 23/8/2021 - 6h20

Comédia icônica sobre seis amigos em Nova York, Friends (1994-2004) mudou para sempre o mundo do entretenimento. Após o encerramento da produção, os executivos da NBC tentaram capitalizar em cima do sucesso e da audiência e lançaram Joey (2004-2006) no mesmo ano.

Estrelada por Matt LeBlanc, a série acompanhava Joey Tribbiani em uma nova jornada. O ator se mudava para Los Angeles para emplacar de vez na carreira. Lá, ele tentava reestabelecer sua relação com sua irmã Gina (Drea de Matteo) e com seu sobrinho Michael (Paulo Costanzo).

Apesar de o personagem ser adorado pelos fãs, a série não decolou. Depois de duas temporadas, Joey chegou ao fim. Mas por que um derivado de Friends deu tão errado? O Notícias da TV explica:

Ausência das mentes brilhantes

Baseada nas experiências de Marta Kauffman e David Crane, Friends era uma produção leve e atemporal. A série conseguiu atingir isso muito por conta de seus criadores. 

A equipe criativa de Friends recebeu o convite para participar de Joey, mas Marta e Crane recusaram a proposta. Apenas o terceiro produtor executivo, Kevin S. Bright, decidiu continuar ao lado de LeBlanc na nova série.

Após o cancelamento da produção, o produtor desabafou para o The Age sobre a série: ''Joey foi desconstruído para ser um homem que não conseguia nem um emprego nem chamar uma mulher para um encontro. Ele se tornou um personagem patético e deprimido''.

Falta de evolução

Ao chegar em Los Angeles, Joey levava uma vida em que ignorava a existência de seus amigos em Nova York. Depois de uma icônica produção de dez anos, era muito difícil separar o personagem de Friends.

Os criadores da série também deixaram de usar os melhores elementos do personagem no spin-off. Assim, Joey começou a perder cada vez mais sua essência, e também o respeito dos fãs.

Protagonismo

Além do roteiro, o elenco de Friends foi o principal responsável pelo sucesso da série até hoje. Sem nenhum personagem com mais destaque, a produção ganhava dinamismo ao dividir histórias entre os seis protagonistas.

O papel de LeBlanc funcionava bem nesse sistema, compartilhando os holofotes com outros cinco personagens. Mas, sem seus melhores amigos, a responsabilidade ficava inteira sobre Joey, e ele sucumbiu à pressão.

''A responsabilidade era enorme. Tinha muita pressão, eu lembro que eu sentia a sensação de um elefante sentando na minha cabeça'', afirmou LeBlanc em uma entrevista ao jornal Metro, em 2015.

O problema não era apenas o ator. Depois do fracasso de Joey, LeBlanc voltou à televisão em 2011 e conseguiu se provar na série Episodes (2011-2017), pela qual venceu o Globo de Ouro de melhor ator em série de comédia.

Friends está no catálogo da HBO Max, assim como o especial da série, a reunião do elenco após 17 anos. A plataforma de streaming da WarnerMedia não licenciou Joey, e a produção não está disponível em nenhum serviço.

Assista abaixo ao trailer (sem legendas) de Joey:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.