Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Casal candidato

Quem merece o Trono de Ferro em Game of Thrones: Daenerys ou Jon Snow? Vote

Imagens: Divulgação/HBO

Emilia Clarke e Jon Snow na oitava temporada de Game of Thrones; quem merece o Trono de Ferro? - Imagens: Divulgação/HBO

Emilia Clarke e Jon Snow na oitava temporada de Game of Thrones; quem merece o Trono de Ferro?

JOÃO DA PAZ

Publicado em 9/5/2019 - 5h29

No mundo de Game of Thrones, a democracia passa longe. Lá, o poder é tomado à força. Mas e se o voto das pessoas tivessem algum valor, quem mereceria ganhar uma eleição entre Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington) para se sentar no Trono de Ferro? Para você, qual dos dois tem o perfil de um bom governante?

Baseado em um dos melhores diálogos do quarto episódio da oitava temporada, entre Tyrion Lannister (Peter Dinklage) e Lord Varys (Conleth Hill), o Notícias da TV traça um perfil do casal candidato. Na série, Tyrion é panfleteiro de Daenerys. Varys, no entanto, prefere Jon Snow.

[Atenção: spoilers da oitava temporada a seguir]

Ser a Quebradora de Correntes ajuda a 'campanha' de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke)


Voto Daenerys

Após a morte do dragão Rhaegal e da decapitação de Missandei (Nathalie Emmanuel), Daenerys flerta com a loucura que amaldiçoa a sua família, e fez seu pai entrar na história como o Rei Louco. Ela acredita que nasceu para libertar povos de tiranos (o que rendeu a ela o apelido de Quebradora de Correntes), e já disse que não medirá esforços para acabar com Cersei (Lena Headey), custe o que custar.

Nesse caso, o que está em jogo é a morte de milhares de pessoas em King's Landing. Esse seria o preço a ser pago para destronar a matriarca dos Lannisters. Varys encarou Dany nos olhos e a aconselhou que atacar a capital de Westeros com o único dragão vivo (ou seja, queimar tudo) será um erro. "Essas são as pessoas que você veio proteger", chamou a atenção.

Sem freio na língua, Varys confessou a Tyrion que teme "pela saúde mental" de Daenerys, que durante sua jornada procurou fazer de tudo para se livrar da má fama do seu clã. O eunuco tem receio de que ela se torne aquilo que sempre lutou contra, caso ataque Cersei com o dragão e ateie fogo em tudo o que vê pela frente.

No papo com Varys, Tyrion tentou a todo instante contra-atacar com argumentos em prol de Dany, zelando pela lealdade que eles devem a ela. O anão defendeu que o jeito turrão da loira, de não gostar de ter sua autoridade questionada, é "comum em todo monarca que já existiu".

Tyrion até rebateu o posicionamento de Varys de que Jon Snow merece o trono por ser homem. "Mais fácil convencer os lordes de Westeros, cujo apoio vamos precisar", disse o careca. Lannister devolveu de primeira e certeiro: "Joffrey [Jack Gleeson] era homem. Não acho que ter pinto qualifique alguém."

Escolher Daenerys é um voto de confiança em uma pessoa que venceu tenebrosas adversidades. É a jornada de quem foi humilhada e busca o que acha ser seu de direito. Ela é cruel sim, mas só quando é preciso e contra inimigos que merecem uma sova. E provou que pode ser benevolente, a favor dos mais necessitados.

Herói de guerra, Jon Snow (Kit Harington) tem carisma para unir todos os reinos de Westeros


Voto Jon Snow

A preferência por Jon Snow pode ser, acima de tudo, um voto contra Daenerys. Afinal, quem quer como governante alguém que, para conseguir seus objetivos, dá um chute na ética e na moral? No caso, assassinar alguns milhares.

E se o povo de Westeros descobrir o que os telespectadores sabem (e ao menos só oito pessoas da série estão por dentro da fofoca): que Jon Snow não é bastardo coisa alguma e sim o herdeiro legítimo do Trono de Ferro?

É nesse aspecto que Varys se segurou. Ele acredita que Daenerys no comando de Westeros não significa união: "Ela perderá o Norte (Winterfell) e o Vale", justificou o eunuco. "Jon Snow é o único homem vivo que pode manter os Sete Reinos intacto."

O filho de uma Stark com um Targaryen é carismático, e Dany testemunhou isso na celebração da vitória contra os White Walkers. Jon Snow foi reverenciado por todos e deixou a Mãe dos Dragões com uma pontinha de inveja.

Varys sabe muito bem porque isso acontece: "Ele é um herói de guerra. As pessoas se sentem atraídas por ele". Snow não poderia ter um marqueteiro melhor que o careca, que não perde a oportunidade de dizer como ele "é comedido e moderado."

Escolher Jon Snow é um voto de confiança em quem tem uma personalidade que agrada a todo mundo. Mas há um detalhe: ele disse que não quer governar, fato lembrado por Tyrion. Para rebater essa afirmação, Varys disparou: "Você já pensou que o melhor governante pode ser alguém que [justamente] não quer governar?".

Vote na enquete e escolha o candidato ideal para sentar no Trono de Ferro:

Enquete

Quem merece o Trono de Ferro em Game of Thrones?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.