Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CENÁRIO MULTIUSO

Por pandemia, Amazon transforma Uruguai em São Paulo, Alemanha e Barra da Tijuca

Divulgação/Prime Video

Leticia Isnard e Letícia Lima se abraçam e sorriem para foto no cenário de Desjuntados, do Prime Video

Leticia Isnard e Letícia Lima no condomínio uruguaio que serviu de cenário para Desjuntados

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 10/10/2021 - 7h00

A pandemia da Covid-19 forçou os produtores de audiovisual no Brasil a serem ainda mais criativos do que já são para tirarem seus projetos do papel. No ano passado, sem perspectiva de retomar os trabalhos e com o relógio correndo, a Amazon decidiu levar seus projetos nacionais para o Uruguai. O país vizinho fez as vezes de São Paulo, Rio de Janeiro e até Alemanha.

"Acho que foi um momento estranho para a produção internacional em geral. A pandemia chegando, e a gente só entendia mais ou menos o que estava acontecendo. Todo mundo sabia que tinha um desafio pela frente: como produzir qualquer coisa?", conta Malu Miranda, chefe de projetos originais da Amazon Studios no Brasil, ao Notícias da TV.

Sem perspectiva de que a crise de saúde melhorasse por aqui em 2020, os executivos passaram a olhar para o restante da América Latina. "Fizemos uma pesquisa para ver se tinha algum país production friendly [amigável à produção] de projetos estrangeiros, e também como estava a situação [da pandemia] em cada país."

Depois de muito estudo, chegou-se ao território presidido por Luis Lacalle Pou. "O Uruguai foi fundamental, tanto as produtoras com que a gente trabalhou quanto o governo mesmo, a hotelaria, a infraestrutura que a gente precisava para levar centenas de pessoas pra lá durante um ano", lembra Malu.

Para rodar diferentes séries, o país também teve de mostrar versatilidade. O drama Manhãs de Setembro, por exemplo, transformou o Uruguai em São Paulo. Já a comédia Desjuntados achou por lá o condomínio fechado perfeito para representar os luxos e o lado supérfluo da Barra da Tijuca, bairro chique do Rio de Janeiro. E novos "destinos" vêm por aí.

"Foi interessante, mas um desafio enorme. O Uruguai já virou Barra, São Paulo, Suíça, Alemanha, México...", lista a executiva da Amazon, que também ressalta a importância de seguir todos os protocolos para as gravações. "Eles são muito rígidos, [eram] muitos cotonetes no nariz todos os dias. Mas teve uma onda muito boa de poder ter ido lá, a gente se beneficiou muito pela energia e por essa troca entre brasileiros e uruguaios."

Depois do lançamento de Desjuntados, no início deste mês, o Prime Video prepara mais uma sequência de produções nacionais. Vêm por aí a policial Sentença, com Camila Morgado --antes chamado de Criminal--, a comédia Lov.3, com Bella Camero, Elen Clarice e João Oliveira, e o reality LOL: Se Rir, Já Era, com Tom Cavalcante e Clarice Falcão. "Finalmente estamos em um fluxo de estreias e não vamos parar por aqui", promete Malu.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.