Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Pinguim: Série expande universo de Gotham City e dispensa Batman

DIVULGAÇÃO/MAX

Colin Farrell em Pinguim

Colin Farrell em Pinguim; série da Max expande o universo de Gotham para além do Batman

GIULIANNA MUNERATTO

giulianna@noticiasdatv.com

Publicado em 19/9/2024 - 10h00

Estreia nesta quinta (19) na Max a série Pinguim, spin-off do filme The Batman (2022), de Matt Reeves. Com Colin Farrell brilhante no papel do grotesco criminoso, a série começa devagar para não depender do filme estrelado por Robert Pattinson, mas se desenvolve em um categórico retrato da criminalidade e uma expansão do universo de Gotham City que ninguém sabia que precisava até então.

Assim como no filme, não há quase nada de Farrell no protagonista. O ator some completamente para dar lugar a Oswald "Oz" Cobb sob uma das caracterizações mais convincentes dos últimos tempos. Encarnando completamente o papel do gângster, ele busca uma ascensão social a qualquer custo.

A história sucede diretamente os eventos do longa-metragem de 2022, mas não é necessário ter assistido ao filme para compreender a série. Após a destruição de Gotham pelo Charada (Paul Dano) e a morte de Carmine Falcone (John Turturro) em The Batman, Oz vê a oportunidade de se instalar como o homem mais poderoso do submundo da cidade.

Os episódios se aprofundam na relação de Pinguim com o crime, suas motivações e suas ligações com antigos lordes e seus familiares.

A Gotham City é a mesma, mas o ponto de vista aqui é completamente diferente. A série dispensa totalmente o Batman, que por anos vem sendo o ponto central de tantas histórias da DC

Para quem acredita que o morcegão sumiu de vez em Pinguim, não é bem assim. Ele está lá, mas não aparece em nenhum momento. Na narrativa, o submundo do crime é o cenário que conduz a trama, com uma atenção especial aos marginalizados, que se tornam os grandes protagonistas.

A série sobre o criminoso sociopata, inclusive, é bastante sombria --o que dá uma força ainda maior do que o esperado para a história. E é fácil reconhecer que ele não é um anti-herói, e sim um vilão de fato. É difícil abraçar suas motivações ou entender seus pensamentos, o que torna tudo ainda mais fascinante. 

A adaptação faz jus à importância do personagem, traz Farrell em um dos melhores momentos de sua carreira, e coroa a narrativa costurada por Reeves, que supervisou o roteiro e produziu a série.

Além de Colin Farrell, o elenco de Pinguim traz Cristin Milioti (How I Met Your Mother), Michael Kelly (House of Cards), Shohreh Aghdashloo (Donzela), Michael Zegen (The Marvelous Mrs. Maisel), Rhenzy Feliz (Teen Wolf), James Madio (Na Mira do Inimigo), Scott Cohen (Gilmore Girls) e Deidre O'Connell (Demolidor).

TUDO SOBRE

Batman

DC

Max


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.