Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EARTHSPARK

Pela primeira vez, Transformers cria núcleo de protagonistas negros em spin-off

REPRODUÇÃO/NICKELODEON

Mo, à esquerda, e Robby, à direita

Mo (à esq.) e Robby; os irmãos da animação conhecem os primeiros Transformers terrestres

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 12/11/2022 - 6h25

Desde sua estreia, em 1984, Transformers conquistou uma legião de fãs. A franquia ultrapassou gerações ao se adaptar às novas demandas que surgiam de acordo com a mudança de público. Neste ano, a saga inova ao criar o seu primeiro núcleo de protagonistas negros com o spin-off Transformers: EarthSpark.

A série animada estreia neste sábado (12) e é produzida pela Nickelodeon. O spin-off acompanha a família Malto, que acabou de se mudar para uma pequena cidade na Pensilvânia. Enquanto tentam se adaptar ao novo cotidiano, Robby e Mo, filhos do casal Dot e Alex, descobrem os primeiros Transformers nascidos na Terra: Twitch e Thrash.

Transformers: EarthSpark abre um novo caminho para a saga ao implementar a diversidade em seu enredo. Apesar de personagens negros terem sido apresentados na franquia anteriormente, é a primeira vez que o núcleo principal é formado por um grupo de minorias. Liderada pelos personagens Robby, Mo, Dot e Alex, a série introduz a importância da inclusão racial de forma orgânica à nova geração de espectadores.

Em entrevista ao Notícias da TV, o produtor-executivo Ant Ward diz reconhecer a necessidade de abordar o tema na atualidade. Ele conta que a equipe da produção é marcada pela diversidade étnica. Tal fator inspirou, por exemplo, a criação de Alex, um personagem de descendência filipina. "Inclusão é a chave para aceitação", diz.

"Ter uma equipe misturada foi muito importante. Nós temos membros filipinos e negros na atração. Foi ótimo incluir a cultura de todos em cada frame e em cada personagem", afirma.

"Ter um público que talvez nunca tenha se sentido representado e que terá essa sensação pela primeira vez com Transformers: EarthSpark... Já estava na hora, e isso é fantástico", conclui Dale Malinowski, criador e coprodutor da animação.

REPRODUÇÃO/NICKELODEON

Dot e Alex, pais de Robby e Mo em Transformers: Earthspark

Dot (à esq.) e Alex, que tem descendência filipina

Irmandade

A animação se preocupa em desenvolver a relação entre os irmãos Robby e Mo. Inspirados na infância de Malinowski, os protagonistas se mantêm unidos enquanto fortalecem o elo familiar e combatem a ameaça Decepticon contra o planeta Terra.

"Nós queríamos que a família Moto fosse autêntica e relacionável. Eu tenho dois irmãos, então me inspirei muito nas minhas memórias e em todas as aventuras que vivíamos juntos", explica o criador. "Trouxemos isso para a animação porque parecia certo para crianças da idade de Robby e Mo".

Malinowski reforça que a construção de personagens foi um dos fatores mais importantes. Trazer inovação para uma franquia de 38 anos é fundamental. Assim, Transformers: EarthSpark honra o legado da saga sem se distanciar do novo público que pretende captar.

"Apesar de a história estar centralizada na família Moto e nos novos robôs Twitch e Thrash, eles estão cercados por um sistema de suporte de personagens legado, como Bumblebee e Optimus Prime", conta. "Nós não queríamos refazer histórias que já foram brilhantemente feitas no passado. Estávamos animados e focados em criar novos capítulos".

"É uma expansão divertida e única do universo dos Transformers. O que acontece quando pegamos os personagens conhecidos da franquia e os colocamos em um novo ambiente?", analisa Ward, ao afirmar que o projeto também agradará os fãs mais antigos da saga.

"Se você gosta de coração, humor, aventura, ação, robôs gigantes, essa animação é para você", conclui Malinowski.

Transformers: EarthSpark estreia neste sábado (12). Os dez episódios da animação estão disponíveis na plataforma de streaming Paramount+ e serão transmitidos semanalmente no canal Nickelodeon. Assista ao primeiro episódio disponibilizado no YouTube:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.