Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JAMILLY MARIANO

Nova estrela da Disney sente peso da representatividade: 'Não posso fazer feio'

Divulgação/Disney+

Sentada na cama, Jamilly Mariano sorri e segura uma caixa de cereal

Jamilly Mariano é a protagonista de A Magia de Aruna, que estreia no Disney+ no próximo dia 29

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 20/11/2023 - 16h15

Jamilly Mariano completou 19 anos no sábado (18) com a certeza de que sua vida nunca mais será a mesma. No próximo dia 29, estreia no Disney+ a série nacional A Magia de Aruna, da qual ela é protagonista. Apesar da pouca idade, a jovem entende a importância de ser uma atriz preta em uma produção brasileira que será exibida no mundo todo.

"Quando consegui o papel, caíram várias fichas, mas a da representatividade foi a primeira. Acho que todo mundo cresceu vendo os desenhos, os filmes e as séries da Disney, e eu sempre queria ter alguém na tela para me inspirar. Hoje, sei que vou servir de inspiração para muitas meninas pretas e eu não posso fazer feio", conta Jamilly em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

A jovem reconhece que há uma pressão em cima dela para representar --e até uma cobrança maior para dar bons resultados do que aquela que seria sentida por uma atriz branca. "É uma responsabilidade muito grande nas minhas mãos, e sei que não é fácil estar ali. Mas poder trazer essa visibilidade para mulheres e meninas pretas vale a pena", desconversa.

Jamilly também aponta que, apesar de cada vez mais atores pretos ocuparem posições de destaque no audiovisual e fugirem dos papéis de escravos ou empregados, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que a população negra se veja devidamente representada na televisão. "Nós ainda estamos no começo dessa caminhada, mas estou muito feliz de fazer parte dela."

Em A Magia de Aruna, Mima (Jamilly Mariano) é uma adolescente que descobre ter poderes e acaba despertando as três bruxas guardiãs --vividas por Cleo, Giovanna Ewbank e Erika Januza. Juntas, elas combatem a vilã Bruma (Suzana Pires), que se aproveita da crise solar para faturar.

A jovem atriz não chegou a conversar diretamente com Erika Januza sobre o fato de duas protagonistas da série serem pretas. "Mas, nos bastidores, nós sempre acabávamos entrando nesse assunto pela tangente. Eu e a Erika colocamos muito os elementos que carregamos como mulheres pretas, não teria como não fazer isso", justifica Jamilly.

"E nós vimos os olhares da equipe, do resto do elenco. Todo mundo ali entendeu a importância de nós duas estarmos nesse lugar do protagonismo que foi tão difícil de conquistar", valoriza a atriz, que aponta ainda a importância de ter Maíra Oliveira, outra mulher preta, como roteirista da série.

Jamilly também vê A Magia de Aruna como o fechamento de um ciclo em sua carreira. Afinal, um de seus primeiros papéis foi como a jovem Nala na primeira montagem brasileira do musical O Rei Leão, em 2014. "Comecei com oito anos e, depois de tanto tempo trabalhando, poder voltar para a Disney, agora como protagonista de uma série, é bem surreal."

Há quase uma década, a jovem substituiu nos palcos uma pequena Any Gabrielly --que atualmente virou estrela internacional. Jamilly também sonha com uma carreira no exterior, mas não tem pressa. "Ir para fora é um sonho, claro, só que preciso me dedicar muito antes, porque sei que não é fácil. Meu foco agora é o Brasil, mas vou agarrar todas as oportunidades que surgirem."

Com seis episódios, a primeira temporada de A Magia de Aruna estreia no Disney+ no próximo dia 29. O elenco ainda conta com Caio Manhente, Thiago Voltolini, Drayson Menezzes, Renata Castro Barbosa e Antonio Fragoso, entre outros nomes. Confira o trailer da série nacional:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.