Acaba o mistério
Divulgação/USA Network
Rami Malek e Joey Bada$$ em Mr. Robot; jogo de basquete em parque ou na prisão?
JOÃO DA PAZ
Publicado em 18/8/2016 - 13h29
A seis episódios do fim da segunda temporada, Mr. Robot traz a revelação do grande mistério da trama: o hacker Elliot Alderson (Rami Malek) está preso, internado em um hospital psiquiátrico ou simplesmente livre? O canal Space exibe hoje (18), às 23h20, a resposta para essa pergunta, que surgiu de teorias criadas por fãs da série, intrigados pela rotina monótona de Elliot após o bem-sucedido ataque contra a multinacional E Corp.
As hipóteses têm como base o novo cotidiano de Elliot, que consiste em ter hora certa para acordar, almoçar e se divertir, por exemplo. Tudo isso longe de qualquer computador ou dispositivo eletrônico. A vida analógica do hacker na segunda temporada se opõe ao que foi mostrado no ano de estreia da série, em que ele ficava sempre conectado. Quem aposta na liberdade de Elliot acredita que a rotina foi uma estratégia dele para se desligar e tentar se livrar das alucinações nas quais seu pai Edward (Christian Slater), o Mr. Robot, constantemente aparece. Nesse caso, quanto mais longe do passado e distante de computadores ele ficar, melhor. Seria uma saída para não sofrer mais com os distúrbios.
As ideias que colocam Elliot na prisão ou em um hospital psiquiátrico, de certa forma, se sobrepõem. Um argumento favorável a essas hipóteses é justamente o horário das atividades do hacker, todas programadas e controladas com rigor _rotina típica de quem está preso ou internado. Outra defesa interessante é o fato de o novo amigo dele, Leon (Joey Bada$$), ter virado fã de Seinfeld, famosa comédia dos anos 1990. Ele teria começado a assistir a série no refeitório ou em alguma sala de recreação da prisão ou hospital. Seinfeld é reprisada em emissoras locais e em canais pagos.
As conversas que Elliot tivera até então com a irmã Darlene (Carly Chaikin), com Angela (Portia Doubleday) ou com sua psicóloga na sala de estar da casa de sua mãe, na verdade teriam acontecido no horário de visita. A mãe dele, que não tem seu nome citado em nenhum momento na série, seria uma guarda ou enfermeira. Há dois motivos podem justificar a reclusão de Elliot. Ele foi preso por ter matado Tyrell Wellick (Martin Wallstrom), um executivo da E Corp, ou foi internado para cuidar de sua saúde mental.
Na segunda temporada, a série Mr. Robot continua brincando com o telespectador sobre o que é real e o que é fantasioso. No ano de estreia, por exemplo, o desafio era saber se Mr. Robot existia ou era apenas um produto da imaginação de Elliot. Agora, a nova neura é revelada na metade final da segunda temporada, o que pode dar um novo fôlego ao drama que, nos Estados Unidos, tem registrado audiência 20% menor do que na primeira temporada. Mr. Robot ganhou dois prêmios no Globo de Ouro deste ano, recebeu seis indicações ao Emmy e já foi renovada para a terceira temporada.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.