Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHUVA NEGRA

Mãe de pessoa com Down em série, Julia Lemmertz celebra inclusão: 'Transformação'

Divulgação/Canal Brasil

João Simões e Julia Lemmertz conversando

João Simões e Julia Lemmertz em Chuva Negra; série traz protagonista com Síndrome de Down

Com bagagem de mais de 40 anos de carreira, Julia Lemmertz nunca tinha vivido um papel tão emocionante quanto Nancy da série Chuva Negra. Na produção do Canal Brasil, a atriz é mãe de Lucas, personagem interpretado por João Simões, um ator com Síndrome de Down. "Nosso set era muito amoroso", conta a atriz. 

Criada por Rafael Primot, a história de Chuva Negra acompanha os irmãos Zeca (Marcos Pitombo) e Vitor (Rafael Primot), que precisam cuidar do caçula, Lucas (João Simões), um adolescente de 16 anos com Síndrome de Down, após o desaparecimento dos pais, interpretados por Julia Lemmertz e Zécarlos Machado. Para isso, terão a ajuda de Julie (Vanessa Giácomo), mulher de Vitor; Micha (Leona Jhovs), mulher trans acolhida pela mãe dos protagonistas; e Tia Yara (Denise Del Vecchio).

"Nessa série, tem uma construção da mulher muito importante. Que mulher é essa que está com essa família, esses filhos, tem esse casamento longo e que está em um momento da vida com uma maturidade em que parece que a vida vai seguir assim até o fim? Há todas essas questões quando essa tempestade figurativa se aproxima. É uma mulher que tem uma maternidade resolvida, ela é particularmente feliz com os filhos, é uma mãe atenta e amorosa", pontua Julia em entrevista ao Notícias da TV

"Tem essa questão do filho com Síndrome de Down que, em um primeiro momento é assustador, mas que ela lidou da melhor forma que ela pôde, sendo próxima, carinhosa e, ao mesmo tempo, fazendo com que o filho seja independente e criativo."

Para Julia, ter esse contato com João Simões abriu espaços que ela jamais havia imaginado acessar antes. "Conseguimos estabelecer uma relação amorosa, para que ele se sentisse confiante e seguro comigo, que sou a mãe. A gente foi criando uma relação com ele, de afeto e cuidado e, ao mesmo tempo também, o deixamos à vontade. Eu não me preocupava muito com o que eu ia fazer, era mais uma preocupação de qual relação eu teria com ele", afirma a atriz. "Ele traz a gente para a realidade, e isso vai, devagarzinho, transformando a sociedade."

O João é muito amoroso e muito querido. A palavra para esse set é respeito, é importante a gente respeitar cada um por quem é.

Como ator com Síndrome de Down, João Simões teve que projetar com emoções com as quais nunca lidou antes. Há cenas em que ele precisou gritar de raiva ou demonstrar muita tristeza que, após o compromisso do próprio ator, um trabalho afetivo de todos do set e também do preparador de elenco Rodrigo Frampton, foi possível gravar com maestria. 

"Foi muito lindo. Deram espaço, e o João entrou lindamente. Tivemos um encontro, uma preparação, mas ele imediatamente nos coloca em um lugar de muita verdade. O tempo dele é diferente, e em nenhum momento eu pensei 'ah, vai ser uma cena assim...', não. Eu só entrava, olhava para ele e falava: 'Estamos juntos nisso. Para onde você for, eu vou'", explica a atriz.

Chuva Negra estreia nesta sexta-feira (24), no Canal Brasil e no Globoplay, às 22h30, com dois capítulos seguidos. Cheia de mistérios e suspense ao longo de dez episódios, a série aborda temas contemporâneos como a formação de famílias não convencionais, o amor fraterno e a diversidade. 

Assista ao trailer na íntegra:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.