Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO ATEMPORAL

Chiquititas supera Stranger Things, Bridgerton e The Crown na Netflix mundial

Divulgação/SBT

Giovanna Grigio e Gabriel Santana estão sorridentes nos bastidores de Chiquititas; ela segura uma flor

Giovanna Grigio (Mili) e Gabriel Santana (Mosca) em Chiquititas; novela superou fenômenos da Netflix

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 16/12/2023 - 6h10

Notória por esconder seus dados de audiência, a Netflix abriu a caixa-preta e revelou, pela primeira vez, o quanto o público consome seu conteúdo. A lista divulgada nesta semana conta com mais de 18 mil títulos diferentes e, para surpresa dos brasileiros, Chiquititas (2013) é nossa representante mais vista. A novelinha do SBT bateu até pesos-pesados como Stranger Things, Bridgerton, The Crown e o fenômeno Round 6.

A relação contabiliza os dados de janeiro e junho de 2023 --ou seja, um período em que nenhuma das três séries citadas lançou novos episódios. Mas a novelinha também está disponível na plataforma desde novembro de 2015. Os números apenas provam que Chiquititas tem uma "reassistibilidade" maior. Ou seja: o público vê a novela várias vezes, mesmo uma década depois de sua estreia no SBT e quase oito anos depois de sua chegada ao streaming.

O remake assinado por Iris Abravanel conseguiu uma impressionante 38ª colocação na lista de produções mais vistas da Netflix no semestre. Foram nada menos do que 162 milhões de horas assistidas, quantidade que chama a atenção pois a novela está disponível apenas no Brasil. Mesmo assim, superou milhares de séries e filmes que a plataforma exibe no mundo inteiro.

A quarta temporada de Stranger Things, lançada no ano passado, foi vista durante 133 milhões de horas no semestre e ficou na 61ª posição, enquanto o segundo ano de Bridgerton foi um pouco melhor: acabou no 57º lugar, com 136 milhões de horas. Round 6, produção original mais vista da história da Netflix, somou 87 milhões de horas assistidas e ficou em 120º. 

The Crown (2016-2023), que só disponibilizou nesta semana seus episódios derradeiros, conseguiu mais 76 milhões de horas para sua quinta temporada no período analisado e precisou se contentar com o tímido posto de 153ª produção mais assistida na plataforma. Mais uma vez, importante ressaltar que as séries estão disponíveis em mais de 190 países e territórios, enquanto Chiquititas só pode ser vista pelo público brasileiro.

As outras novelinhas do SBT também conseguiram boas posições no ranking da Netflix. Carrossel (2012) ficou no 168º lugar, com 71 milhões de horas. Carinha de Anjo (2016) fechou em 259, com 54,4 milhões de horas vistas. Cúmplices de um Resgate (2015) conseguiu a 459º colocação, com 37,8 milhões de horas.

Logo depois, em 467º, vem As Aventuras de Poliana (2018), que teve 37,5 milhões de horas --sua continuação, Poliana Moça (2022), não entra na lista pois está disponível no concorrente Prime Video, que assinou contrato de parceria com o SBT para a produção de novelas infantojuvenis.  

Entre as produções nacionais originais da Netflix, a melhor posicionada é a minissérie erótica Olhar Indiscreto, lançada em 31 de dezembro do ano passado e que, portanto, teve a melhor janela possível para o período da lista --os seis meses analisados são justamente os de maior visibilidade para a atração. Ainda assim, ela ficou na 125ª posição, com 86 milhões de horas. Todo Dia a Mesma Noite, minissérie sobre o incêndio da boate Kiss, acabou no 292º lugar, com 50,8 milhões de horas para o currículo.

Das séries com mais de uma temporada, o melhor resultado foi de Cidade Invisível, que ficou na 641ª posição com seu segundo ano (29,8 milhões de horas) e ainda despertou interesse tardio pelos episódios iniciais (650º lugar, 29,5 milhões de horas). A Netflix ainda não renovou a atração para um terceiro ano, e o protagonista Marco Pigossi deu a entender em post no Instagram que a história não terá continuidade --o cancelamento ainda não foi oficializado.

Quais as séries mais vistas da Netflix?

O primeiro ranking semestral da Netflix foi liderado pela série O Agente Noturno (812 milhões de horas), seguido pela segunda temporada do drama Ginny & Georgia (665 milhões) e pela sul-coreana A Lição (622 milhões). O fenômeno Wandinha (507 milhões) e o spin-off Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton (503 milhões) fecham o Top 5.

Entre os filmes, Jennifer Lopez levou a melhor com seu A Mãe (249 milhões), com Luther: O Cair da Noite (209 milhões) na segunda posição, e Resgate 2 (201 milhões) fechando o pódio.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.