Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BILLY CAMPBELL

Indicado ao Globo de Ouro 'mergulha' na neve para viver detetive: '40° negativos'

Divulgação/CTV

Billy Campbell veste casaco de frio e touca em meio a uma floresta congelada

Billy Campbell encarou frios congelantes para gravar a série Cardinal, que estreia no Universal+

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 24/10/2021 - 6h35

Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de drama por seu trabalho na série Once and Again (1999-2002) e conhecido do público dos anos 1990 por ter protagonizado a aventura Rocketeer (1991), Billy Campbell entrou numa fria ao aceitar o convite para estrelar o drama Cardinal. Literalmente. Gravada durante o inverno na fria província de Ontário, no Canadá, a primeira temporada da atração policial coloca seus personagens em meio a neve. Muita neve.

"No nosso primeiro dia de gravação, fazia 40°C negativos. E é um frio seco, então você precisa tomar cuidado com as queimaduras. É fácil perder a noção do perigo depois que você fica sem sentir sua orelha ou a ponta do nariz", conta ele ao Notícias da TV.

A produção de Cardinal também enfrentou perrengues por causa do frio extremo. "Alguns de nossos equipamentos pararam de funcionar naquele dia, o motor do caminhão de bufê morreu, e o vidro de um dos carros dos personagens se estilhaçou sozinho", lista Campbell.

A equipe, em sua maioria homens da região com barbas compridas, acostumados àquele tipo de clima, competia para ver quem conseguia acumular o maior pingente de gelo nos pelos em seu rosto. Nunca mais tivemos um frio daqueles durante as gravações. Mas, ainda assim, era bem gelado!"

A série conta a história do detetive John Cardinal (Campbell), perseguido por um crime do passado que ficou sem resolução e que precisa voltar ao caso quando o corpo de uma adolescente é encontrado congelado. Ele conta com a ajuda da nova parceira, Lise Delorme (Karine Vanasse, de Revenge), recém-chegada à pequena Algonquin Bay e que tem motivos ocultos para estar ali. Os dois navegam entre a desconfiança e a cumplicidade o tempo todo.

Cardinal é baseada em uma série de livros escrita por Giles Blunt, de quem Campbell acabou se tornando amigo. "Eu já tinha lido as obras e as admirava. E, no momento em que li os roteiros, brilhantemente adaptados por Aubrey Nealon, eu entendi o personagem e senti que ele cabia em mim."

Como ele se preparou para separar o John do livro para o da TV? "Não precisei de muita preparação, porque o roteiro já tinha feito tudo por mim. Tive que aprender algumas coisas técnicas, as maneiras de não segurar uma arma, como fazer uma busca em um cômodo, mas a série é tão bem escrita que os roteiristas já tinham me dito tudo o que eu precisava saber sobre John."

Promessa quebrada

A paixão pelo roteiro de Cardinal foi tamanha que Billy Campbell se viu obrigado a quebrar uma promessa que tinha feito para sua mulher. "Eu tinha jurado que ficaria em casa enquanto ela cursava o último ano de Arquitetura. Nosso filho mais velho ainda era muito pequeno, e os estudos dela exigiam bastante. Então recusei a série inicialmente. Não porque eu não tinha gostado, mas porque tinha amado. Só que não podia romper minha promessa", justifica.

"Por sorte, os produtores foram insistentes e me procuraram outra vez. Minha mulher leu o roteiro e me deu a bênção dela para fazer a série. E eu sou eternamente grato a ela por isso", conta ele, que foi indicado ao Emmy Internacional por seu trabalho --ele concorreu com o brasileiro Julio Andrade.

Cardinal chega ao Brasil pelo Universal+, plataforma de conteúdo on demand da NBCUniversal, disponível dentro dos serviços Globoplay + Canais ao vivo e Canais Globo. A primeira temporada será lançada nesta quarta (27), e o episódio de estreia será oferecido como aperitivo para os assinantes do pacote básico do streaming da Globo até 2 de novembro. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.