Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mancadas

Game of Thrones fica na defensiva ao esclarecer gafes da oitava temporada

Divulgação/HBO

Emilia Clarke e Iain Glen em cena do terceiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones - Divulgação/HBO

Emilia Clarke e Iain Glen em cena do terceiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 7/5/2019 - 5h20

Série mais premiada do Emmy, que consumiu R$ 59,4 milhões em cada um dos seis episódios da última temporada, Game of Thrones acumula gafes neste ano. Se na semana passada a guerra no breu virou assunto, agora foi a vez de um copo furar a impecável direção de arte. Em ambas as ocorrências, os responsáveis ficaram na defensiva.

Intitulado de The Long Night (A Longa Noite), o episódio com a Batalha de Winterfell pegou os fãs de calça curta pelos motivos mais inesperados. O aguardado embate entre os sobreviventes de Westeros contra os White Walkers teve uma fotografia extremamente escura, com momentos nos quais era simplesmente impossível ver o que estava acontecendo. O diretor de fotografia do episódio falou sobre seu trabalho e colocou a culpa nos telespectadores.

Em entrevista para a versão britânica do site Wired, o cineasta Fabian Wagner justificou suas escolhas, dizendo que o escuro foi proposital. "Game of Thrones é uma série cinematográfica, ou seja, você [telespectador] tem de assisti-la como se estivesse em um cinema, em um lugar escuro", falou Fabian. "Se você assiste a uma cena noturna em um lugar cheio de luz, você não vai ver a imagem adequadamente."

Além de sugerir que Game of Thrones tem de ser vista em uma sala de cinema, Wagner ignorou uma parcela grande do público que assiste ao drama da HBO na plataforma online própria do canal: "Infelizmente, muitas pessoas assistem à série em tablets, o que de forma alguma faz justiça a um drama como esse."

E teve mais! O diretor ainda comentou que "o problema foi que muitas pessoas não sabem ajustar corretamente [as funções técnicas da TV]". Assim, se o telespectador não for o Roberto Justus e tiver um cinema em casa, e não usar um celular ou tablet, tem de ser um técnico em televisão e manjar de brilho, contraste e nitidez.

Exagero

No episódio do último domingo, chamado de The Last of the Starks (Os Últimos Starks), um copo de café vazou em uma cena, na qual os personagens estavam bebendo todas (no caso, vinho).

Como ponto positivo, o diretor de arte Hauke Richter, que trabalhou nas últimas cinco temporadas de Game of Thrones, admitiu que aquilo sim era um copo, de uma cafeteria de uma cidade da Irlanda do Norte, perto do set de filmagens. Ele foi entrevistado pelo site TMZ.

"[Geralmente] somos muito cuidadosos para esse tipo de coisa não acontecer. As filmagens foram pesadas e exigentes. [O copo] passou batido por uma equipe que estava totalmente exausta", argumentou ele.

Mas para o site da Variety, ele jogou na defensiva, dizendo "que coisas podem ser esquecidas em um set de filmagens" e que a repercussão "foi exagerada". O copo virou piada e, entre tantas zoeiras, muitos fãs questionaram como uma série tão cuidadosa e cara deixou passar batido um mico desse nível, algo que nunca havia acontecido nas temporadas anteriores de Game of Thrones.

Em tese, o trabalho de diretores de fotografia e de arte tem de passar despercebido pelo grande público, como um juiz que não erra em um jogo de futebol. Nesse esporte, há uma convenção de que se o juiz vira assunto no pós-jogo, quer dizer que algo de errado aconteceu. O mesmo pode ser dito dessa dupla, que virou manchete por motivos nada agradáveis.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.