Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CARACTERIZAÇÃO POTENTE

Frankenstein de Murilo Benício deixa Alice Wegmann desnorteada em Justiça 2

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

O ator Murilo Benício está careca e com prótese no rosto para ficar diferente na pele de Jayme da série Justiça 2

Murilo Benício interpreta o comerciante Jayme em Justiça 2, que chega ao Globoplay na quinta (11)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 9/4/2024 - 21h00

Murilo Benício é o responsável pela ideia que o transformou em outro homem na série Justiça 2, cuja estreia acontece na quinta-feira (11) no Globoplay. No primeiro dia de gravação, o ator não foi reconhecido por Alice Wegmann, a vítima de seu personagem. "Eu passei direto. É verdade. Eu fiz a antipática, estava concentrada para cena e não o vi ali", conta a atriz. "Pensou que era um assalto", diverte-se o ator de 52 anos.

Na pele do estuprador Jayme, ele está bem diferente fisicamente porque raspou a cabeça para ficar careca e usou prótese no rosto para ter um nariz "novo". O processo de caracterização demorava duas horas antes de cada dia de gravação.

"Eu acho que a caracterização foi mais uma brincadeira. Quis fazer inspirado, obviamente, em outras coisas, e Gustavo [Fernández, diretor], desde o começo, comprou a ideia, o que é sempre muito bom. A gente tem esses recursos todos na Rede Globo, então é bom quando a gente brinca de usar tudo isso", conta Benício.

Ele afirma que  a "brincadeira" serviu também como mecanismo para abrir a imaginação para ele mergulhar no universo criado pela autora Manuela Dias. "Ideia do Murilo essa maluquice! Acho que a gente não ia ter nem coragem de propor de ele raspar o cabelo, botar uma prótese. Essa proposta toda de transformação foi uma iniciativa dele, mérito dele", detalha a roteirista.

A parte mais complicada de qualquer forma, para o intérprete do estuprador, era mesmo entrar no processo cruel da mente dele. Jayme é dono de supermercado e banca a família toda com seu dinheiro. Ele passa um tempo estuprando a sobrinha Carolina (Alice Wegmann), que sai de casa. Depois, ela volta e acredita que ele vai pedir perdão, mas o criminosos tenta abusar dela outra vez. A jovem decide denunciá-lo, mas a família não a apoia.

"Para criar o personagem, a minha dificuldade é que ele está muito longe da minha realidade. Então, acho que a gente sempre usa um recurso de criatividade. Eu posso dizer que, quando você se sente distante de uma realidade que não é sua, que você nem conhece direito, busca ferramentas para isso", declara o ator.

A primeira temporada de Justiça foi lançada em 2016 na Globo com o cruzamento de quatro histórias ambientadas em Recife. Na primeira leva, a série teve 20 episódios. O arco dramático da prisão de quatro personagens no mesmo dia e da saída deles após o fim de suas penas se repete em Justiça 2.

Agora, novas quatro histórias inéditas são retratadas, entrelaçando as vidas de Balthazar (Juan Paiva), Jayme (Benício), Geíza (Belize Pombal) e Milena (Nanda Costa). Justiça 2 é ambientada em Brasília e Ceilândia, e é sobretudo uma série sobre injustiças, vingança e superação.

O diretor artístico Gustavo Fernández, que também é o responsável pela novela Renascer, deu continuidade ao formato visto pelo público em 2016, mantendo toda a identidade da série, o que inclui a música de abertura: Hallelujah. 

Justiça 2 conta com 28 episódios ao todo. Quatro episódios novos entrarão na plataforma de streaming da Globo semanalmente, sempre às quintas-feiras, a partir do dia 11.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.