Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TICHINA ARNOLD

Eterna Rochelle de Todo Mundo Odeia o Chris combate racismo com comédia na TV

Fotos: Divulgação/CBS

Com jaleco médico e expressão séria, Tichina Arnold encara a câmera em foto promocional de A Boa Vizinhança

Tichina Arnold interpreta Tina Butler na comédia A Boa Vizinhança, exibida pelo Comedy Central

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 11/10/2021 - 6h40

Idolatrada pelos brasileiros até hoje por seu papel como Rochelle em Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009), Tichina Arnold assume o papel de outra matriarca divertida na série A Boa Vizinhança. A comédia de situação coloca o dedo na ferida ao soltar um casal branco do meio-oeste americano em um bairro majoritariamente negro de Los Angeles. 

Dave (Max Greenfield, de New Girl) e Gemma (Beth Behrs, de 2 Broke Girls) são o casal branco que se muda para a comunidade e precisa pisar em ovos para não ofender nenhum dos novos vizinhos. Já Calvin (Cedric the Entertainer, ícone da comédia norte-americana) e Tina (Tichina Arnold), que moram na casa ao lado, se divertem com as tentativas dos novatos de se enturmarem.

Apesar de ser uma comédia tradicional, gravada com plateia ao vivo (antes da pandemia, claro) e com trilha de risadas de fundo, A Boa Vizinhança não se priva de debater temas sérios. Dave e Gemma ficam chocados ao perceberem que os vizinhos são seguidos por seguranças durante um passeio pelo shopping, por exemplo --algo que nunca ocorreu com eles.

Abordar questões tão importantes em um mundo extremamente dividido exige alguns cuidados da equipe e do elenco. "Temos muitas conversas nos bastidores, muitas mesmo. E conversas muito boas, que gostaríamos de mostrar para o público, mas só temos 22 minutos por episódio para contar nossa história", explica Tichina em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

Logo no início, todos tomaram uma decisão: evitar o lugar-comum ou os chavões batidos de outras comédias que confrontavam famílias brancas e negras. "Nós fugimos dos estereótipos. E temos um homem maravilhoso à frente, Cedric the Entertainer [também produtor executivo], que faz um trabalho incrível de deixar a série no eixo. Nós nos mantemos fiéis à vida real, enquanto tentamos divertir todo mundo", defende a atriz de 52 anos.

"É importante não fugir dessas questões. Estamos atravessando um momento muito difícil, com a pandemia, um mundo repartido, o racismo, tantas coisas que estão ficando cada vez mais evidentes, embora sempre tenham existido. É complicado, mas nós levantamos o debate com amor. A ideia é unir todo mundo, e não separar mais ainda", completa Beth Behrs à reportagem.

Beth Behrs e Tichina Arnold juntas na comédia

As atrizes admitem que, quando receberam o convite para a série, não sabiam exatamente o que esperar. "Eu só estava feliz de ter um novo emprego. Me disseram que eu poderia usar tênis na série, e eu me empolguei: 'Não preciso mais de saltos de 25 centímetros? Onde eu assino?' (risos)", brinca Beth, que abusou dos sapatos elevados em 2 Broke Girls (2011-2017).

"Eu achava que ia fazer mais uma comédia de meia hora. Mas, conforme as coisas foram avançando, tivemos a visão do projeto inteiro e passamos a apoiá-lo totalmente. É importante ter essas conversas duras, porém honestas. Tem que ser feito com muito cuidado, para não perder o público. Mas não temos receio de provocar as pessoas um pouquinho, entende? Se você se sentir desafiado a pensar, fizemos o nosso trabalho direito", diz Tichina.

A atriz, que trabalha desde a década de 1980, ainda se surpreende com a questão da representatividade: ela é apenas a segunda atriz negra a viver uma matriarca em uma comédia da rede CBS, que exibe A Boa Vizinhança nos EUA --a primeira foi Isabel Sanford, da clássica The Jeffersons (1975-1985). "É algo que eu levo a sério, e quero que meu trabalho demonstre isso. Preciso ter a certeza de que estou entrando nas casas das pessoas com algo bom." 

É claro que a TV evoluiu bastante, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Tem coisas que acontecem aqui nos EUA que são inaceitáveis, e nós não vamos mais tolerar calados. Já que temos essa plataforma, queremos transmitir a nossa mensagem, queremos que nossas vozes sejam ouvidas.

No Brasil, A Boa Vizinhança é exibida de terça a sexta, às 20h45, no canal Comedy Central, com reprises ao longo da programação. Os episódios inéditos, da segunda temporada, seguem até o próximo dia 21. Confira um trecho do primeiro capítulo da série:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.