Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUINTA TEMPORADA

Estresse, família e pandemia: Como Sessão de Terapia retrata a saúde mental em 2021

DIVULGAÇÃO/GLOBOPLAY

O ator Selton Mello olha para a direita, com expressão séria, em sala de estar com abajur atrás dele, em cena de Sessão de Terapia

Selton Mello volta ao papel do psicólogo Caio na série Sessão de Terapia, que estreia no Globoplay

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 4/6/2021 - 7h05

Ao longo de mais de um ano de pandemia, com crises sanitária, política e econômica, é difícil encontrar um brasileiro que esteja com a saúde mental intacta. A série Sessão de Terapia retrata um pouco do caos instaurado na mente do público neste momento. A quinta temporada, que estreia nesta sexta (4) no Globoplay, aborda questões que permeiam as vidas de muitas pessoas desde 2020, como o estresse de quem trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 e conflitos delicados enfrentados em família.

A atração, que mais uma vez é protagonizada e dirigida por Selton Mello, traz novamente o personagem dele (o psicólogo Caio) em sessões de terapia. Mudam os pacientes e os problemas que eles trazem às consultas.

Leticia Colin estreia no papel de Manu, uma jovem mãe que, a princípio, relata sofrer depressão pós-parto. É uma pessoa que sempre quis ser mãe, mas na hora em que isso acontece em sua vida, os sentimentos não são os que ela esperava.

Luana Xavier é Giovana, uma vendedora muito extrovertida, mas que tem questões sérias relativas à obesidade e à compulsão alimentar. "[A dúvida é sobre] Por que você faz algo que te prejudica? Por que você tem um buraco tão grande que não consegue tapar? Tem uma angústia, uma falta naquela mulher, que a gente vai descobrir [do que se trata]", explica Jaqueline Vargas, roteirista da série.

Há dois personagens que retratam o Brasil da pandemia mais diretamente. Lidia (Miwa Yanagizawa), é uma enfermeira que trabalhou na linha de frente do combate à Covid-19 e tem de lidar com estresse pós-traumático após tudo o que viveu no hospital. Já Tony (Christian Malheiros) é um motoboy, trabalhador essencial da pandemia, que sofre com muita pressão e problemas financeiros. Ele faz parte de um trabalho voluntário de Caio, numa tentativa da série de mostrar que a terapia pode ser para todos.

"[Os problemas dos pacientes] São vieses da contemporaneidade, coisas que as pessoas já estão sofrendo, não é por acaso que estão na série. Discutimos muito sobre a coerência, a conveniência desses assuntos, como tratar isso delicadamente", diz Roberto d'Avila, também roteirista de Sessão de Terapia.

divulgação/Globoplay

Selton Mello e Rodrigo Santoro em cena

Terapia na pandemia

A quinta temporada de Sessão de Terapia foi gravada em outubro de 2020, seguindo novos protocolos de segurança --equipe reduzida, limpeza constante nos estúdios e distanciamento (o que já costumava acontecer, já que paciente e profissional se sentam com uma boa distância um do outro em cena).

Há ainda os episódios focados em Caio e suas próprias sessões de terapia. Desta vez, ele tem um novo psicólogo, papel de Rodrigo Santoro. O protagonista enfrenta um luto e a descoberta de que tem um irmão que nunca conheceu. Este personagem é interpretado por Danton Mello, no primeiro encontro dos irmãos de verdade numa produção audiovisual.

Segundo Selton Mello, esta temporada mostrará todos os personagens muito mais à flor da pele, num certo espelhamento de como os brasileiros têm se sentido nos últimos meses. A série mantém sua pretensão (até então bem-sucedida) de mostrar a importância da terapia na evolução social e na melhora da saúde mental das pessoas. Ele explica:

Essa série sempre foi necessária e, agora, é mais do que nunca. O público se vê nos pacientes e também assiste como terapeuta, tentando desvendar o que a pessoa disse nas entrelinhas. É uma série muito rica para a imaginação. É um trabalho muito especial, me emociona falar sobre ela.

A quinta temporada de Sessão de Terapia terá 35 episódios. Os dez primeiros estreiam no Globoplay nesta sexta, e a cada semana mais cinco capítulos serão liberados.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.