Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUARTA TEMPORADA

Efeito Sob Pressão: Drica Moraes fura bolha e troca médicos brancos por negros

JOÃO COTTA/TV GLOBO

A atriz Drica Moraes usa jaleco branco, com estetoscópio pendurado no pescoço, em cenário de hospital de Sob Pressão

Drica Moraes interpreta a médica Vera em Sob Pressão; representatividade na série mexeu com atriz

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 4/8/2021 - 19h21

Durante as gravações de Sob Pressão, Drica Moraes percebeu que todos os seus médicos eram brancos, diferentemente do que acontece na série, que conta com dois especialistas negros na nova temporada. A atriz, então, decidiu furar essa bolha. "Sendo mãe de filho preto, eu resolvi trocar todos os meus médicos. Liguei para todo mundo e disse 'tchau'. Só não troquei o oncologista porque realmente eu devo minha vida a ele", conta a atriz.

A escalação da série médica tocou a intérprete, que viu nos colegas e no trabalho uma consciência que ela não tinha até então. A artista foi diagnosticada com leucemia em 2010 e teve que receber um transplante de medula óssea. Por isso, ela diz que deve sua vida ao seu oncologista.

"Dentista, ortodontista, dermatologista, alergistas e professores: têm de ser preto. O mundo se abriu para mim de pessoas que estão aí há anos ralando sem acesso, sem o véu da descoberta ser desvendado. Que é que eu estou fazendo aqui? Por que eu não vou atrás da minha representatividade? Foi um movimento muito legal. Tem de ser [profissional] bom. Eu fui atrás e, quando você vai atrás do Brasil, você encontra", incentiva a atriz.

A intérprete de Cora em Império (2014) faz a médica Vera no drama. Os atores David Junior e Marcelo Batista interpretam o neurocirurgião Mauro e o anestesista Gustavo, respectivamente. Foi pelos dois colegas de trabalho que ela iniciou esse "movimento" que deseja muito que se prolifere. 

Drica faz questão de falar que sua "doutora durona" não tem nada a ver com a "cobra" que o público estava vendo ela dar vida até esta semana na trama de Aguinaldo Silva. Na novela reapresentada em horário nobre, agora Cora passou a ser vivida por Marjorie Estiano porque a vilã "rejuvenesceu" --a troca de atrizes na trama foi devido ao afastamento da veterana para tratar problemas de saúde na época em que o folhetim estava sendo gravado.

As duas intérpretes da megera são colegas de trabalho em um hospital desde a terceira temporada de Sob Pressão. Drica não participou de Plantão Covid (especial com dois episódios gravados e exibidos no ano passado), mas rodou a quarta temporada com a pandemia rolando e diz que se sentiu mais segura nos estúdios do que em sua casa, devido aos protocolos adotados pela Globo. A estreia dos novos episódios acontece no próximo dia 12, após a exibição da novela das nove.

Cheios de fôlego

Drica Moraes e todo o elenco voltarão aos estúdios em breve. A quinta temporada está confirmada e será gravada ainda neste ano. O final de Sob Pressão chegou a ser anunciado no lançamento da terceira leva de episódios. Entretanto, a Globo mudou de ideia, e toda a equipe está muito animada para que a produção tenha vida longa.

Na quarta temporada, Décio (Bruno Garcia), Evandro (Julio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Charles (Pablo Sanábio), Vera, Mauro, Gustavo, Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antelo) passam a integrar a equipe do Edith de Magalhães, o maior hospital do Rio de Janeiro, referência na cidade.

Apesar de a pandemia ainda ser uma realidade, ela está escanteada na nova temporada. Os personagens não atendem casos relacionados à Covid-19. O que se pode esperar são muitas cenas fortes, baseadas em situações reais e cruéis que acontecem na emergência médica pública.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.