Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OS SIMPSONS E OUTROS

Em meio a protestos, animações dispensam vozes brancas para personagens não-brancos

Divulgação/Fox

Os personagens Lenny, Homer e Carl em cena da animação Os Simpsons

O negro Carl (à dir.) ao lado de Lenny e Homer em Os Simpsons: após mais de 30 anos, uma nova voz

REDAÇÃO

Publicado em 27/6/2020 - 10h09

Em meio à onda de protestos raciais nos Estados Unidos, até as animações decidiram ser politicamente corretos. Desenhos como Os Simpsons, Uma Família da Pesada e Big Mouth anunciaram que dubladores brancos que faziam vozes de personagens não-brancos serão afastados e substituídos por atores mais apropriados.

"A partir de agora, Os Simpsons não terão mais atores brancos dando voz a personagens não-brancos [ou, no caso, não-amarelos]", declarou a Fox, rede de TV norte-americana que exibe a animação desde 1989.

A atração sobre a família amarela já tinha sido alvo de polêmica no passado por escalar um ator branco, Hank Azaria, para dublar o indiano Apu. A dublagem foi criticada por ser caricatural demais, especialmente no sotaque do atendente. No início do ano, Azaria anunciou que não emprestaria mais sua voz ao personagem.

Apesar disso, o ator seguia em outros papéis não-brancos, como o negro Carl (um dos melhores amigos de Homer) e o médico latino Nick Riviera. Harry Shearer, também branco, dublava o doutor negro Julius Hibbert, enquanto Tress MacNeille emprestava sua voz à negra Bernice, à indiana Manjula e à oriental Cookie Kwan.

Uma Família da Pesada também perderá um de seus atores. Mike Henry, que dubla Cleveland (e inclusive estrelou o spin-off do personagem negro), anunciou na sexta (26) que está deixando o papel. "Foi uma honra interpretar Cleveland durante 20 anos. Eu amo esse personagem, mas pessoas negras deveriam interpretar personagens negros. Portanto, estou abrindo mão dele", escreveu no Twitter.

Na quarta (24), Jenny Slate já havia anunciado que não dublaria mais a Missy de Big Mouth, da Netflix --a personagem é birracial. E a animação Central Park, que ainda nem estreou na Apple TV+, também sofreu uma baixa: Kristen Bell (de Frozen) emprestaria sua voz para outra mocinha birracial --ela foi afastada do papel.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.