ELA ERA ATRIZ
Carlos Manfredo/SBT
Sandra Annenberg nos bastidores da novela Cortina de Vidro, que ela estrelou no SBT em 1989
REDAÇÃO
Publicado em 23/5/2019 - 12h31
Uma das jornalistas mais queridas do Brasil, ganhadora de quatro troféus Melhores do Ano (e indicada a outros dois), Sandra Annenberg trabalhava como atriz antes de migrar para a bancada. Pouca gente se lembra, mas ela chegou a protagonizar uma novela, Cortina de Vidro (1989), e o acervo do SBT esconde algumas preciosidades, como uma foto da profissional na pele da operária de fábrica Ângela, uma mulher do povão.
Na novela escrita por Walcyr Carrasco (atualmente autor de A Dona do Pedaço, da Globo), Sandra era uma das pontas de um triângulo amoroso que também envolvia o milionário Frederico (Herson Capri) e a bailarina Branca (Betty Gofman).
O ricaço se fingia de pobretão para chegar perto da dançarina; porém, um incêndio no prédio dele fez com que Frederico perdesse a memória e fosse encontrado, vestido como pobre, por Sandra, que passou a cuidar dele sem nenhum interesse.
A destruição do edifício, a tal cortina de vidro do título, não estava nos planos de Carrasco. Mas ele precisou mudar tudo porque o prédio Dacon, na zona sul de São Paulo, que servia de cenário para a trama (a cobertura do local era usada como a casa de Frederico), foi vendido e não seria mais emprestado à novela.
Sem recursos para reconstruir a cobertura em estúdio, o autor causou uma tragédia que ainda eliminou vários personagens sem função na história --isso quase uma década antes da novela Torre de Babel (1998) explodir um shopping center que matou o casal de lésbicas rejeitado pelo público.
Além de Sandra, Betty e Capri, o elenco de Cortina de Vidro contava com outros nomes importantes da dramaturgia, como Antônio Abujamra (1932-2015), Débora Duarte, Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), John Herbert (1929-2011), Jayme Periard, Norma Blum, Nicole Puzzi, Sérgio Mamberti e Odilon Wagner.
Confira imagens exclusivas do acervo do SBT de Sandra como atriz:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.