Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA NO SBT

Diretor de The Chosen desafiou a mulher para falar sobre fé no cinema e na TV

Divulgação/Angel Pictures

Jonathan Roumie está caracterizado como Jesus Cristo; sentado em um tronco, ele sorri para crianças (que estão de costas)

Jonathan Roumie vive Jesus Cristo na série The Chosen - Os Escolhidos, que estreia no SBT

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 18/12/2023 - 20h00

O SBT estreia na noite desta segunda (18) a série The Chosen - Os Escolhidos, fenômeno internacional que conta a história de Jesus (Jonathan Roumie) e seus apóstolos sob pontos de vista pouco explorados no audiovisual. Sucesso no mundo todo (especula-se que mais de 100 milhões de espectadores tenham assistido a algum capítulo), a atração despertou a desconfiança de uma pessoa muito próxima do criador, Dallas Jenkins --sua mulher, Amanda.

Em conversa com o Notícias da TV, ele admitiu que não planejava que sua carreira de cineasta iria levá-lo para as histórias religiosas. Jenkins começou trabalhando em produções "seculares" (ou seja, sem relação com a Bíblia). Mas a fé falou mais alto, e ele não pôde negar seu chamado. "Minha mulher ficou até envergonhada quando eu fiz a transição, porque ela não queria que eu fizesse The Chosen", reconheceu.

"Mas todo cineasta se torna melhor quando conta histórias que mexem com ele, quando é autêntico ao seu coração. Depois que eu passei a fazer produções religiosas, minha obra ficou muito mais popular. Inclusive com o público que não é religioso, porque não é uma série de pregação. Mesmo que você não acredite que Jesus é o filho de Deus, você pode gostar da mensagem, da história que estamos contando."

Para Jenkins, o diferencial de The Chosen é pegar a Bíblia e as parábolas de Jesus, que boa parte do mundo já conhece, e contá-las sob perspectivas diferentes. "Na Bíblia, as passagens são pequenas: 'Jesus fez isso, Jesus disse aquilo'. Não tem um contexto. É divertido olhar essas histórias, pegar a cultura da época e preencher as lacunas", justificou.

"Nós seguimos fiéis à mensagem, mas construímos o passado com muita pesquisa, muita cultura e muita imaginação também. Você já ouviu a história outras vezes, mas ela fica mais empolgante quando tem outra perspectiva. É como Titanic [1997], você conhece o final, mas quer ver o desenrolar. As pessoas sempre me dizem: 'Mal posso esperar para ver como The Chosen vai contar tal milagre!'", contou.

A transmissão de The Chosen em uma emissora de TV aberta é um ponto fora da curva. Afinal, ela é produzida de maneira independente e disponibilizada gratuitamente em um aplicativo que leva o nome da série --inclusive, por lá os episódios podem ser vistos dublados e legendados em português.

Como a produção se paga? Os primeiros episódios foram financiados em uma vaquinha virtual --que arrecadou mais de US$ 10 milhões (R$ 49,4 milhões). O que Jenkins faturou com a negociação dos direitos (por aqui, The Chosen também está disponível na Netflix e no Globoplay) e com a bilheteria de alguns capítulos exibidos no cinema foi investido nas levas seguintes. O cineasta tem um plano de sete temporadas para contar a história completa de Jesus. 

A primeira temporada de The Chosen será exibida pelo SBT durante esta semana, de segunda a sexta-feira, sempre às 22h30. A emissora de Silvio Santos afirmou que pretende mostrar também os outros episódios da saga, mas não definiu datas para o segundo e o terceiro ano. A quarta temporada estreia em fevereiro nos Estados Unidos --e chega ao Brasil em março no aplicativo que disponibiliza o conteúdo gratuitamente.

TUDO SOBRE

SBT

The Chosen


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.