Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMÉDIA CLÁSSICA

De surpresa, Seinfeld volta ao ar pela Warner dublada e com maratona

Imagens: Reprodução/NBC

Com a mão no lado esquerdo do peito, Jason Alexander fica surpreso, à frente de Jerry Seinfeld, na comédia Seinfeld

Os atores Jason Alexander e Jerry Seinfeld no segundo episódio da comédia Seinfeld, nova atração da Warner

JOÃO DA PAZ

Publicado em 4/6/2020 - 5h24

Após três anos fora da TV paga, Seinfeld (1989-1998) volta ao ar na semana que vem. De surpresa, a Warner exibe pela primeira vez a maior comédia de todos os tempos. Será uma maratona da temporada inicial, de cinco episódios, na próxima quinta (11), a partir das 12h50. Os capítulos terão as opções legendada e dublada.

Seinfeld está indisponível para os fãs brasileiros desde fevereiro, quando a Amazon tirou do seu streaming Prime Video, sem qualquer explicação, as nove temporadas da série. Na TV por assinatura, ela foi exibida até 2017 pelo Sony Channel, canal que sempre foi seu lar. Na TV aberta, a comédia já passou pela Record e Rede 21.

Essa primeira temporada de Seinfeld é muito mais curta do que o habitual, e há uma razão para isso. O começo da série foi bem atribulado, com o piloto rejeitado pelos executivos da rede NBC e pelos telespectadores.

Então chamada de The Seinfeld Chronicles, a série estreou em julho de 1989, no período de menos prestígio da TV americana.

Os homens poderosos da emissora não entenderam as piadas mais mundanas da comédia, que se classificava como "uma série sobre o nada": situações inusitadas em uma lavanderia, a maneira correta de abotoar uma camisa ou como desvendar se uma mulher quer ou não passar a noite no apartamento de Jerry Seinfeld, o humorista protagonista.

A NBC, então, decidiu fazer uma pesquisa com os telespectadores para receber um feedback do único episódio exibido. Foram ouvidas 400 pessoas, entrevistadas por telefone. O resultado final do relatório foi cruel: "A série é fraca".

A péssima recepção fez a NBC dar uma pausa no projeto. Meses antes de expirar o direito de The Seinfeld Chronicles junto à produtora Castle Rock, o executivo Rick Ludwin, uma das mentes por trás do desenvolvimento da série, convenceu seus chefes a pelo menos encomendar mais quatro episódios.

Como a Castle Rock não recebeu oferta de nenhuma outra emissora, o pedido irrisório foi aceito, na política do melhor ter pouco do que nada.

Em 31 de maio de 1990, quase um ano depois, Seinfeld voltou ao ar com o segundo episódio (sem o "The" e "Chronicles" no nome). Então, foi a vez de a mídia cornetar. A prestigiada revista The Hollywood Reporter disse que a série não era engraçada e decretou: "Seinfeld estará no ar por mais três semanas. E isso deve ser o suficiente".

A história provou o contrário. Seinfeld teve nove temporadas, com 180 episódios. A série foi a mais vista entre os americanos em duas temporadas --e vice em outras duas. O episódio final foi o quinto mais assistido da história da TV dos EUA, com 76,3 milhões de telespectadores. Seinfeld ainda venceu o Emmy de melhor comédia em 1993 e o Globo de Ouro de 1994.

Jerry Seinfeld percebe que foi roubado em The Robbery, terceiro episódio do 1º ano da série


A primeira temporada

A trama da série é simples. Jerry Seinfeld, um comediante judeu, mora em um apartamento em Manhattan, no coração de Nova York. Ele interage com George Constanza (Jason Alexander), amigo de infância, e o folgado Cosmo Kramer (Michael Richards), seu vizinho de apê. A amiga e ex-namorada de Jerry, Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus), completa o quarteto.

Os cinco episódios formam um excelente cartão de visitas, apresentam bem o estilo da série. Em The Stake Out (o segundo), Jerry e George bolam um plano para encontrar uma paquera de surpresa no local do trabalho dela. Em The Robbery (o terceiro), o apartamento do comediante é assaltado porque Kramer, o vizinho atrapalhado, deixou a porta aberta.

No episódio seguinte, Male Unbounding, Jerry não acha um jeito certo de terminar uma amizade com um colega de longa data. E em The Stock Tip, George fica rico do dia para a noite, deixando de ser mão de vaca e pagando comida para os amigos, após ganhar uma bolada no mercado de ações.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.