Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luto

Criador de Snowfall e diretor de Donos da Rua, John Singleton morre aos 51 anos

Divulgação/FX

O cineasta John Singleton em evento de lançamento da série Snowfall, em 2017; ele morreu em Los Angeles - Divulgação/FX

O cineasta John Singleton em evento de lançamento da série Snowfall, em 2017; ele morreu em Los Angeles

REDAÇÃO

Publicado em 29/4/2019 - 18h15

Um dos cineastas mais importantes de Hollywood, John Singleton morreu aos 51 anos. A família confirmou a morte ao site TMZ, informando que ele passou os últimos segundos de vida "cercado de amigos e parentes". A morte ocorreu uma semana após Singleton sofrer um derrame. Ele estava em coma e a família decidiu desligar os aparelhos.

Primeiro negro indicado ao Oscar de melhor diretor, Singleton foi um dos grandes nomes do cinema protagonizado por afroamericanos nos Estados Unidos. Ele narrava histórias nunca antes vistas, principalmente nos anos 1990.

Seu filme de estreia foi Os Donos da Rua (1991), dirigido e roteirizado por ele. Então com 24 anos, Singleton foi o diretor mais jovem a disputar uma estatueta no Oscar. Ele perdeu a categoria para Jonathan Demme, de O Silêncio dos Inocentes (1991). Singleton também concorreu na disputa por melhor roteiro original.

O longa é um dos filmes mais cultuados do cinema por mostrar a dura vida de jovens negros em um bairro de Los Angeles marcado pela violência e pobreza.

O elenco da produção contou com atores que ganharam destaques tanto no cinema como na TV: Cuba Gooding Jr., Angela Bassett, Laurence Fishburne, Morris Chestnut, Nia Long e Regina King.

Seu trabalho mais recente foi na série Snowfall, que ele cocriou com Eric Amadio e Dave Andron. Ambientada no começo da década de 1980 em Los Angeles, a série do canal FX (exibida no Brasil pelo Fox Premium) mostra como surgiu a epidemia de crack na cidade da Califórnia, com direito à influência direta da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos) no tráfico de cocaína.

Singleton escreveu os dois primeiros episódios de Snowfall e dirigiu os últimos capítulos da primeira e segunda temporada. A série terá uma terceira temporada, programada para ser lançada ainda neste ano.

Além de Snowfall, Singleton contribuiu com alguns trabalhos de direção em séries, como Empire, American Crime Story e Rebel (na qual também foi produtor).

TUDO SOBRE

Filme

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.