Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

15 INDICAÇÕES AO EMMY

Conheça Schitt's Creek, a melhor comédia que você não está assistindo

Divulgação/Pop

Os atores Eugene Levy, Catherine O'Hara, Dan Levy e Annie Murphy, com roupas de gala e de braços dados, caminham sorrindo

Eugene Levy, Catherine O'Hara, Dan Levy e Annie Murphy: quarteto indicado ao Emmy 2020

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 29/7/2020 - 7h05

O anúncio dos concorrentes ao Emmy 2020, na terça (28), trouxe uma dúvida para o público brasileiro: o que diabos é Schitt's Creek, comédia que conseguiu 15 indicações à premiação? A atração canadense, um projeto criado em família, é aquela série excelente que você ainda não está assistindo --e chegou a hora de corrigir essa injustiça.

Lançada em 2015 pela rede do Canadá CBC e exibida nos Estados Unidos pelo nanico Pop, a série estreou sem muito alarde na terra do Tio Sam. Mas Schitt's Creek ganhou embalo ao entrar no catálogo da Netflix por lá, e logo virou queridinha do público --que teve de se virar para descobrir se tinha o canal pago em seu serviço de TV por assinatura para poder acompanhar os episódios inéditos. 

No ano passado, todo esse hype finalmente alcançou os votantes do Emmy, que indicaram a série em quatro categorias, inclusive melhor comédia. Agora, por sua última temporada, a aclamação foi ainda maior: entre as 15 indicações, estão o principal quesito e as quatro categorias de atuação. Foi a única atração humorística a emplacar ator, atriz e os dois coadjuvantes na premiação deste ano.

O que é Schitt's Creek?

Mas, afinal, sobre o que é a série? Schitt's Creek conta a história da família Rose, um clã que fez fortuna com uma rede de videolocadoras. Logo no primeiro episódio, eles descobrem que um sócio cometeu fraude financeira e que, por isso, terão os seus bens tomados pela Justiça. Perdem de uma só vez sua mansão, a vida de luxo e todos os amigos da alta sociedade.

A única coisa que sobra para o patriarca Johnny Rose (Eugene Levy) é se mudar com a mulher e os dois filhos para a cidade de Schitt's Creek, que ele havia comprado no passado como uma brincadeira por causa do nome (Schitt soa como "shit", merda).

O problema é que a cidadezinha faz jus ao seu nome e não é lá um local muito agradável --está mais para um fim de mundo, o que causa desespero nos integrantres do clã. Moira Rose (Catherine O'Hara), ex-atriz de novelas, faz de tudo para manter o glamour do passado --mesmo morando em um motel de beira de estrada. Já os dois herdeiros, o pansexual David (Dan Levy) e a patricinha Alexis (Annie Murphy), só pensam em dar um jeito de fugir dali.

A sinopse de ricaços que precisam se adaptar a uma nova vida totalmente fora da zona de conforto não é inédita, mas ganha um tempero diferente na série, criada, escrita e estrelada por Eugene e Dan Levy --pai e filho também na vida real. Ao longo das seis temporadas, os personagens evoluem e criam laços reais com a população da cidade que, inicialmente, tanto desprezavam.

Apesar de ser definida como comédia, Schitt's Creek também não tem medo de emocionar. Uma prova de fogo para seus roteiristas e para os atores, que precisam encarar momentos hilários com cenas que arrancam lágrimas do público. Sobra espaço até para números musicais --fãs da canção Simply the Best nunca mais encararão o sucesso de Tina Turner da mesma maneira após ver a atração.

Interessou? A quarta temporada da comédia é exibida na madrugada de sábado para domingo, à 0h30, no Comedy Central, com dois episódios na sequência. Os três primeiros anos estão disponíveis no Paramount+, serviço de streaming da Viacom. Assinantes do UOL Play também podem conferir essas três temporadas por lá.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.