Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ANIMAÇÃO MEXICANA

Com Vilanesco, Cartoon ensina crianças que bondade e maldade não são opostas

Fotos: Divulgação/Cartoon Network

Black Hat e Dr. Flug, personagens da animação Vilanesco, olham para a "câmera" como se estivessem sendo filmados

Black Hat e Dr. Flug são dois dos vilões protagonistas de Vilanesco, nova animação do Cartoon

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 29/10/2021 - 6h15

Em clima de Halloween, o Cartoon Network estreia nesta sexta-feira (29) a animação Vilanesco. Depois de fazer sucesso com curtas de um minuto cada, a produção mexicana ganha uma versão mais longa, com episódios completos. Com vilões como protagonistas da história, a série ensina ao público infantil do canal que os rótulos de "bonzinho" e "mauzinho" não são, necessariamente, opostos.

"Na vida, nem tudo é preto ou branco, tem muita área cinza no meio. 'Vilão' e 'herói' são rótulos que a sociedade coloca nas pessoas", define o criador da série, Alan Ituriel, em entrevista exclusiva ao Notícias da TV. "A gente brinca com isso. Já brincava nos curtas, e agora pode explorar mais profundamente."

Vilanesco conta a história de uma empresa que tem como único objetivo ajudar os vilões com seus dilemas. O problema é que o CEO da companhia, o temível Black Hat, conta com funcionários completamente incompetentes. Na tentativa de serem cruéis, eles apenas se dão mal todas as vezes.

Como os curtas já apresentaram a Black Hat Organization ao público, Ituriel agora pode usar os episódios mais longos para explorar não só as qualidades que redimem os vilões, mas os defeitos que transformam os heróis em criaturas bem distantes da perfeição que pregam --como os superpoderosos da série The Boys, mas sem o conteúdo adulto.

Alan Ituriel, criador de Vilanesco, posa para foto com uma expressão de orgulho

Alan Ituriel é o criador de Vilanesco e empresta sua voz para Black Hat nas dublagens em inglês e em espanhol

Para o criador, o desafio de escrever Vilanesco é transformar os antagonistas em personagens pelos quais o espectador pode torcer. "Quando você tem um herói clássico, você sabe que ele precisa ir do ponto A ao B, e o caminho que ele vai percorrer. Encarar um desafio, duvidar de si mesmo, cair, se recompor e superar o problema", descreve Ituriel, citando a Jornada do Herói, estruturada pelo escritor Joseph Campbell (1904-1987).

"Escrever para um antagonista é bem mais desafiador, porque você parte dos motivos pelos quais ele se opõe ao herói, ele é basicamente uma força que tenta parar o mocinho. Então, sua existência está sempre associada a essa outra pessoa", continua.

Para resolver o dilema, o mexicano decidiu construir seus personagens sem muita diferenciação entre mocinhos e vilões --embaçando de vez a linha que separa o branco e o preto nessa grande área cinza. "Eu escrevo todos do mesmo jeito, sigo a mesma fórmula, e só depois empurro cada um deles um pouquinho para a benevolência ou para a covardia."

Jaime Jimenez, vice-presidente de conteúdo e produção original para a América Latina, defende que Vilanesco segue a tradição do Cartoon Network de fazer as crianças pensarem, sem incutir uma lição de moral obrigatória.

"A série desafia o status quo, a noção de que só existe o bom e o mau e que você precisa escolher um lado. Tem muita coisa no meio, cada situação e cada decisão que você toma podem levá-lo para um caminho, mas ele também não é definitivo."

Vilanesco estreia nesta sexta (29), às 19h, com um episódio especial. No domingo (31), dia de Halloween, será exibida uma maratona com todos os capítulos da animação, inclusive o piloto --produzido em 2019 e que você pode conferir abaixo:


Leia também

Enquete

Você acha que a edição 2022 de No Limite vai superar a do ano passado?

Web Stories

+
Pão Pão, Beijo Beijo chega no Viva 39 anos depois: Quais atores já morreram?Resumo de Pantanal: Madeleine sofre tragédia, e Bruaca se choca com podridão do maridoGkay já fez harmonização facial? Veja antes e depois da influenciadoraNovela Pantanal: Descubra quem é Guito, o ator que interpreta Tibério na tramaEnquete: Barraqueiro x Sem graça - Vote no casal que vai gerar caos no Power Couple

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas