AISHA TYLER
Divulgação/NBC
David Schwimmer e Aisha Tyler em cena de Friends; atriz interpretou Charlie Wheeler na série
Intérprete de Charlie Wheeler em Friends (1994-2004), Aisha Tyler foi a primeira atriz negra a ganhar destaque na comédia que marcou época. Mesmo com o legado da produção em xeque por piadas homofóbicas, racistas e machistas, a artista reforçou que o papel mudou sua vida para sempre.
Fenômeno das décadas 1990 e 2000, Friends viu seu status mudar nos últimos anos. Embora ainda mantenha o prestígio conquistado na TV, a série tem sofrido com críticas do público da nova geração e que está assistindo à atração pela primeira vez.
O motivo é a percepção de que muitas piadas ditas pelos personagens envelheceram mal. Se nos anos 1990 era considerado normal diminuir mulheres e gays, a cultura pop do mundo atual se transformou e não permite mais este tipo de humor. A falta de diversidade também virou um problema --os seis protagonistas são brancos e heterossexuais. No entanto, nada disso mudou o carinho que Aisha tem por seu período em Friends.
A atriz estreou como Charlie na série no 20º episódio da nona temporada e protagonizou um quadrado amoroso com Ross (David Schwimmer), Joey (Matthew LeBlanc) e Rachel (Jennifer Aniston). Ao todo, ela atuou em oito capítulos da atração e se despediu no início do décimo e último ano.
"Meus joelhos estavam tremendo [no primeiro dia no set]. Fiquei chocada que o público não tenha ouvido meus dentes batendo o tempo todo. Nós [do elenco] saímos e fizemos uma entrada no palco onde todo mundo [faz uma] reverência para o público no final. Enquanto estávamos nos bastidores, Matthew Perry apenas se aproximou e disse: 'Prepare-se para ver sua vida mudar'", contou Aisha em entrevista ao Entertainment Tonight.
"Foi uma coisa muito doce e gentil de se dizer para alguém que está apenas petrificada e apenas tentando não fazer xixi em si mesma por medo", continuou.
De acordo com Aisha, a afirmação de Perry, intérprete de Chandler na série, estava correta. Após sua participação em Friends, sua carreira deu um salto e ela conquistou papéis cada vez mais expressivos.
"Às vezes você realmente não sabe o que um trabalho vai fazer, como isso vai mudar sua vida. Você não sabe se vai ser um sucesso. Você nem sabe se vai ficar bom. Você está lá apenas para fazer o seu melhor trabalho. Mas eu sabia, quando fiz Friends, que aquilo era um grande negócio", acrescentou.
Quase 20 anos depois do fim da série, Aisha afirmou que ainda é reconhecida nas ruas pelo papel de Charlie. Ela teve trabalhos importantes em produções como Criminal Minds (2005-2020) e CSI (2000-2015), mas é por sua jornada em Friends que ela é mais lembrada.
"Até hoje, as pessoas vêm até mim e dizem: 'Charlie, Charlie' ou simplesmente 'A garota negra de Friends'", completou.
Friends está no catálogo da HBO Max, assim como o especial da série, que reuniu o elenco após 17 anos. No total, a comédia teve 234 episódios divididos em 10 temporadas e conquistou seis prêmios no Emmy.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.