Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRIMEIRA DA SÉRIE

Com heroína lésbica, Power Rangers inspira jovens em crise a se aceitarem

Fotos: Divulgação/Hasbro

Tessa Rao sorri para Jacqueline Joe, que está de costas para a câmera; as duas vestem roupas de corrida em cena de Power Rangers Dino Fury

Tessa Rao (Izzy) conversa com a namorada, Fern (Jacqueline Joe, de costas) em Power Rangers Dino Fury

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2021 - 6h25

Depois de 28 anos com apenas heróis heterossexuais na luta contra as forças do mal, a franquia Power Rangers finalmente apresenta uma personagem LGBTQIA+. Izzy Garcia, a heroína verde da temporada Dino Fury, ganhou até uma namorada. E sua intérprete, a neozelandesa Tessa Rao, valoriza as mensagens que recebeu de adolescentes e jovens adultos em crise por causa de sua orientação sexual e que encontraram na mocinha um exemplo para se aceitarem.

"O retorno dos fãs tem sido inspirador e emocionante, eu fico tão feliz. Recebi e ainda recebo muitas mensagens de pessoas que estão lutando com suas identidades, de outras que já passaram por isso e de quem está muito feliz porque seus filhos ou jovens LGBTQIA+ em geral têm a Izzy para representá-los agora", conta a atriz em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

Ao longo da primeira temporada de Dino Fury, Tessa pôde interpretar alguns momentos históricos para a franquia: além de ser pioneira como personagem LGBTQIA+, Izzy também é a primeira mulher a vestir os trajes verdes, com direito a uma cena logo em sua primeira aparição em que ela rasga a saia da heroína e diz que aquilo não seria tão confortável para as lutas.

"Eu me lembro de ler cada um desses momentos e de ficar muito empolgada, porque eles já pareciam épicos no papel. Acho que a maneira que os roteiristas encontraram de contar a história e de revelar essa parte da Izzy foi muito bem pensada e escrita. Ainda assim, eu nem sonhei que a Izzy seria tão bem aceita pelo público, e isso significa muito para mim. Eu já disse e repito, é uma honra fazer parte disso tudo", celebra a artista.

Tessa Rao e Jacqueline Joe estão de mãos dadas em cena de Power Rangers Dino Fury

Izzy e Fern de mãos dadas na série

O episódio que a TV Cultura exibe nesta terça-feira (30), O Casamenteiro, é justamente o que marca a "saída do armário" de Izzy. Na trama, o irmão da personagem, Javi (Chance Perez), desconfia que ela está apaixonada por um rapaz e faz de tudo para juntar os dois em um encontro.

No fim, a atleta revela que gosta mesmo é de Fern (Jacqueline Joe), sua companheira de corrida. As duas terminam o episódio de mãos dadas --e, no decorrer dos próximos capítulos, dão um beijinho no rosto.

"Eu descobri no episódio cinco que Fern seria o par romântico da Izzy. Jacqueline e eu já tínhamos feito um filme juntas, mas eu não a via já há algum tempo. Quando ela entrou na sala para lermos o roteiro e me contou que interpretaria a Fern, fiquei tão feliz! Foi a melhor surpresa", lembra.

Curiosamente, a atriz de 21 anos passou boa parte de sua vida sem assistir aos Power Rangers --a franquia tinha sido banida da TV neozelandesa por ser considerada violenta demais, e apenas recentemente voltou ao ar. Mesmo assim, Tessa estava 100% ciente da importância dos heróis para o mundo.

"Não cresci vendo a série, mas não consigo pensar em uma época em que não soubesse o que eram os Power Rangers. Isso diz muito sobre quão enorme e influente é a franquia. Ainda fico chocada com o amor incrível e o apoio que os fãs têm pela série, e é um privilégio fazer parte disso."

Kai Moya, Chance Perez, Hunter Deno, Tessa Rao e Russell Curry caracterizados como os Power Rangers Dino Fury

Os cinco heróis da atual temporada

As gravações de Dino Fury ocorreram entre outubro do ano passado e junho deste ano. Como a série é rodada na Nova Zelândia, o elenco norte-americano teve de se mudar para o país e passar por um período de quarentena antes de poder trabalhar com Tessa --que já estava por lá. A equipe ainda precisou adaptar parte do processo para seguir com o projeto em plena pandemia.

"O coronavírus definitivamente mudou a maneira como abordamos alguns aspectos da série, mas para a nossa sorte na época das gravações o nível de alerta não era tão alto a ponto de nos impedir de trabalhar. Quando as restrições aumentaram, o elenco ficou em uma bolha própria. Tirando isso, todo mundo usava máscara o tempo todo, e álcool gel e testes de Covid viraram parte da nossa rotina", explica Tessa.

A Cultura exibe episódios de Dino Fury de segunda a sexta, às 17h30. A temporada também está na programação do Cartoon Network, com capítulos toda sexta, às 7h25. Confira a abertura da temporada:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.