Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOM DIA, VERÔNICA

Com diabo no corpo, Eduardo Moscovis rouba a cena em série eletrizante

FOTOS: SUZANNA TIERIE/NETFLIX

Eduardo Moscovis de farda caracterizado como o Brandão de Bom Dia, Verônica, com expressão séria

Eduardo Moscovis interpreta o violento policial Brandão na série brasileira Bom Dia, Verônica

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 6/10/2020 - 6h55

Violência doméstica é um tema que, por si só, já causa arrepios. Em Bom Dia, Verônica, nova produção original da Netflix, o drama ganha tintas de sangue ao misturar suspense com terror psicológico. A série, baseada no livro de mesmo nome de Raphael Montes e Ilana Casoy, representa um salto qualitativo no nível das produções nacionais que o streaming vem lançando.

Verônica (Tainá Müller) é uma escrivã da polícia que se vê no meio de uma investigação para prender um golpista que seduz mulheres e em seguida aplica um golpe nelas. Ao dar uma entrevista na televisão, acaba chamando a atenção de Janete (Camila Morgado), uma dona de casa que sofre com um marido violento e louco, o policial Brandão (Eduardo Moscovis)

No elenco, o trio central é excelente. Tainá tem a personagem mais difícil da série, a heroína certinha que anseia por justiça. Talvez por Verônica apresentar poucas nuances ou falhas de caráter, a composição, majoritariamente corporal, ficou ofuscada pelo desempenho dos outros protagonistas. 

Mesmo assim, a protagonista tem ótimos embates com a delegada Anita (Elisa Volpatto), cuja conduta profissional vai sendo aos poucos revelada, causando surpresas no roteiro. Elisa, aliás, é um nome a se prestar atenção, assim como Marina Provenzzano (Janice).

Camila Morgado e Moscovis em cena da série

Já a atuação de Camila Morgado ganha força nos detalhes, especialmente na expressão facial: os olhos espantados, que acentuam o horror, o desespero e o medo, e a voz trêmula que intensifica os relatos de agressão ajudam a personagem a transitar entre a depressão e a euforia.

Mas é Eduardo Moscovis quem rouba a cena. Demoníaco do começo ao fim, o ator deixa para trás o tipo de galã que o consagrou na televisão. Brandão é irascível, asqueroso com Janete, frio e cruel com suas vítimas. 

A psicopatia do tenente é trabalhada à perfeição por Moscovis: do assobio ao olhar cínico que precedem a violência psicológica, passando ainda pela risada debochada.

O terror, bastante recorrente na literatura de Raphael Montes, é ilustrado na série sem concessões. As cenas de tortura que Brandão protagoniza fazem o espectador se sentir como Janete, que assiste às sevícias com o rosto coberto por uma caixa de passarinho: inquieto, com os dedos retorcidos de tanta tensão.

A eletricidade do roteiro é mais um ponto alto de Bom Dia, Verônica. A história avança com ritmo e mantém o público atento o tempo todo. A série ganha ainda ao não tentar emular produções estrangeiras: tem identidade e assinatura. Além disso, a história traz também outros mistérios secundários que capturam a atenção. De bônus, uma trilha sonora caprichada.

O único deslize é a cenografia da delegacia, que mais parece uma agência de publicidade do que uma repartição pública, mas também não é nada que comprometa o desempenho geral da história. 

Raphael Montes já declarou que ele e Ilana Casoy pretendem fazer de Bom Dia, Verônica uma trilogia. A julgar pelo gancho final, que deixa todos com gostinho de "quero mais", em breve a série deve ganhar uma continuação. A torcida é grande, pois Bom Dia, Verônica vale a audiência.


Este texto não reflete necessariamente a opinião do Notícias da TV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.