Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENIGMA

Cifrada, segunda temporada de Westworld pira fãs até em trailer e pôster

Imagens: Divulgação/HBO

Jeffrey Wright em Westworld; a imagem gerou debates sobre o que seria a figura branca ao fundo - Imagens: Divulgação/HBO

Jeffrey Wright em Westworld; a imagem gerou debates sobre o que seria a figura branca ao fundo

JOÃO DA PAZ

Publicado em 20/4/2018 - 5h15

A HBO nunca promoveu tanto uma série como Westworld, que retorna neste domingo (22), depois de 16 meses. O canal quebrou um jejum de 20 anos ao divulgar o trailer da segunda temporada durante o Super Bowl, a final da liga profissional de futebol americano, na rede NBC, em fevereiro. Deu-se início a um quebra-cabeça maluco, repleto de códigos e mensagens cifradas que enlouqueceram os fãs, atrás de respostas sobre a trama.

Westworld veio para ocupar o lugar de Game of Thrones e, por enquanto, tem segurado a barra, embora não faça sombra à fantasia medieval no ranking de audiência. O investimento da HBO não é apenas na produção, mas também no marketing.

Só o espaço de pouco mais de um minuto no Super Bowl saiu por US$ 15 milhões (R$ 51 milhões). A "bagatela" seria suficiente para produzir cinco episódios de uma série dramática na TV aberta norte-americana, ou um capítulo de Game of Thrones.

O gasto valeu a pena: o comercial foi visto por um público de 103 milhões (apenas nos Estados Unidos) e conseguiu provocar furor nessa audiência. Fãs atentos aos mínimos detalhes perceberam que, aos 33 segundos do trailer, apareceu um código de barras que levava ao site Delos Destinations, da empresa Delos Incorporated, controladora das operações do fictício parque Westworld.

A navegação na página em questão tem muitos detalhes e direciona a outros sites da Delos, para que o público se delicie na busca por novidades. Há também uma seção com espaço para a divulgação de seis parques, um indício de que a série pode ter seis temporadas, cada uma apresentando um local diferente. Nesta segunda temporada, a bola da vez será um parque povoado por samurais.

O site ainda conta com uma página sobre o fundador da empresa, James Delos, personagem até então desconhecido do público, e um espaço para divulgação de um joguinho de celular.

Evan Rachel Wood teve salário equiparado ao dos homens na nova temporada de Westworld

Porta a porta
As temporadas de Westworld têm títulos: a primeira ganhou o nome de O Labirinto; a segunda, de A Porta. Isso ajuda a entender um pouco o marketing massivo da HBO, principalmente de uma ação específica ocorrida no mês passado.

Em 22 de março, integrantes do elenco fizeram postagens misteriosas nas redes sociais. Com vídeos anexados, as mensagens traziam as palavras caos, toma e controle. Os posts vinham com uma dica: "Aeden sabe". Aeden é o nome da assistente virtual no chatbot do site Discover Westworld.

Ao escrever no bate-papo "caos toma controle", o pôster da segunda temporada aparecia: um assustador urubu robô ao lado de um chapéu preto, com manchas de sangue ao redor. A imagem esconde um código que direcionava a um vídeo, com o jovem Ford (Oliver Bell) dizendo: "Encontrar a porta é o meu novo jogo."

Interatividade
Westworld entra em um território ainda não explorado plenamente por outras séries: chamar o fã para interagir com todos os aspectos da trama antes de ela retornar ao ar. Isso colocou a atração em evidência e fez com que ela fosse comentada durante meses, aumentando ainda mais a expectativa pela volta.

O segundo trailer, lançado em 29 de março, trouxe uma nova investigação. Outro código escondido direcionava a mais um vídeo, que revelava uma senha usada para destravar um site com o tema A Porta. Nele, após clicar em uma porta, o fã poderia explorar uma interface em 360 graus e descobrir informações sobre Peter Abernathy (Louis Herthum), o pai de Dolores (Evan Rachel Wood).

A série retorna a tempo de entrar na disputa do Emmy deste ano, no qual travará um duelo caseiro com Game of Thrones.

Westworld representou bem a HBO na premiação do ano passado, que não contou com o drama fantasioso. A série dos robôs emotivos teve 22 indicações, uma a menos do que GoT em 2016. Porém, enquanto Game of Thrones ganhou 12 estatuetas (incluindo melhor drama), Westworld venceu cinco, todas técnicas.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.