Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

INSTITUTO ARTEIROS

Cidade de Deus: Como série repete papel social do filme de maneira sensível

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Parte do elenco de Cidade de Deus: A Luta Não Para

Parte do elenco de Cidade de Deus: A Luta Não Para; série traz jovens talentos da comunidade

GIULIANNA MUNERATTO

giulianna@noticiasdatv.com

Publicado em 10/9/2024 - 14h00

Em 2002, o filme Cidade de Deus alavancou a carreira de dezenas de artistas que tinham saído da comunidade direto para as telonas. Com atores do grupo Nós do Morro, o longa-metragem de Fernando Meirelles e Kátia Lund deu uma oportunidade de ouro para jovens que não tinham visibilidade. Em 2024, a série derivada cumpre o mesmo papel social e traz à frente uma nova geração de talentos, oriundos do Instituto Arteiros.

Diretamente da própria Cidade de Deus, o instituto se autointitula como "uma expressão do compromisso com a cultura e a formação audiovisual" e traz um frescor para a série, além de repetir o papel social que o filme teve há mais de 20 anos.

De acordo com o diretor Aly Muritiba, a intenção foi, de fato, preservar o espírito do longa ao apostar em jovens talentos. "O filme foi inovador em muitos lugares, e um deles foi ter buscado o elenco em um grupo de artistas que vieram da comunidade. Na época que foi lançado, todo mundo ficou chocado com o frescor daqueles jovens atores e atrizes, e nós falamos: 'Temos que preservar esse espírito do filme também no casting'", declarou em entrevista ao Notícias da TV.

"Eu conheci o grupo de teatro Arteiros em várias idas à Cidade de Deus para pesquisar. Um dos nossos roteiristas é morador da Cidade de Deus e um egresso do grupo. Lá, encontramos muitos atores e atrizes incríveis, que trouxemos para cá, para poderem se mesclar com a galera que vem do filme e com atores mais consolidados", explicou.

"Eles vieram junto com personagens novos, então houve um simbiose, uma mistura muito rica, entre pessoas mais e menos experientes, e todos no espírito do filme, para contarmos essa história viva. A turma coloca mesmo a alma ali, porque o filme é um título que gera muito amor, muita vontade e muito orgulho para as pessoas", declarou.

Segundo Muritiba, a junção desses dois mundos foi absurdamente fluida, e deu para ver a admiração dos jovens atores àqueles que abriram tantas portas no meio artístico. "Tudo está traduzido na combinação do elenco, que dá para ver na série. Todo mundo deu o melhor de si", complementou. 

A série Cidade de Deus: A Luta Não Para é exibida na HBO aos domingos, às 21h, e também na Max. Os três primeiros episódios da série já estão disponíveis, e a obra foi renovada para uma segunda temporada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.