Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FOR LIFE

Baseada em fatos reais, série mostra negro que vira advogado dentro da prisão

IMAGENS: DIVULGAÇÃO/ABC

Dentro de uma cela, o ator Nicholas Pinnock escreve em um bloco de notas durante cena de For Life

O ator Nicholas Pinnock em cena da primeira temporada do drama For Life; de presidiário a advogado

JOÃO DA PAZ

Publicado em 7/8/2020 - 6h45

Problema sério no sistema carcerário norte-americano, a condenação de homens negros que vão parar atrás das grades seja por engano ou manipulação em julgamento é o cerne do drama For Life. A trama é baseada na história real de um produtor musical que cumpriu uma injusta prisão perpétua. Ele virou advogado para entrar de terno em um tribunal não só em defesa própria, mas com o intuito de ajudar o próximo.

O primeiro episódio de For Life, série inédita no Brasil, estreia nesta sexta-feira (7), ás 23h, no Paramount+ (apenas em versão dublada). O serviço está disponível no Now (para assinantes da Claro), no Oi Play e pode ser adquirido à parte nas lojas de aplicativos Play Store e App Store --o custo da mensalidade é de R$ 19,90.

Nove anos atrás, Aaron Wallace (Nicholas Pinnock) apreciava o que poderia ser chamado de vida boa. Desfrutava momentos de felicidade ao lado da mulher e da filha, além de administrar um negócio bem-sucedido. O jogo virou ao ser condenado a passar o resto de sua vida em um presídio por ser fichado como um traficante, mente que orquestrava uma das redes de drogas mais proeminentes de Nova York.

Wallace não se dobrou em meio às circunstâncias e usou seu tempo para estudar até conseguir uma carteirinha de advogado. Algo parecido com o que ocorreu na vida de Isaac Wright Jr., o homem que inspirou o protagonista de For Life.

Porém, como ocorre em outras histórias verídicas que ganham vida no mundo do entretenimento, a atração toma algumas licenças poéticas ao longo do seu curso. O que não incomodou Wright Jr. nem um pouco.

Em seminário da TCA (Associação de Críticos de Televisão dos Estados Unidos), realizado em janeiro, o advogado contou que compreendeu as mudanças feitas pela série, necessárias para aquele ar mais dramático e se encaixarem em uma trama televisiva. Ele disse que o importante é "que a essência da mensagem é a mesma" de sua jornada: um embate solo de um homem contra o sistema.

Wright Jr. foi preso em 1989 e se tornou um assistente jurídico ainda dentro da prisão. Ele advogou em causa própria no seu caso e conseguiu a liberdade sete anos depois. A licença para advogar oficialmente veio somente em 2017, nove anos após ele passar na prova da OAB americana (que segurou a carteirinha dele durante esse tempo todo, usando como justificativa que o investigava).

Já na série, Wallace é um advogado licenciado ainda dentro da prisão. As cenas dele dentro de um ônibus, trocando o macacão laranja usado dentro do cárcere para vestir um terno a caminho de um tribunal, nunca aconteceram de verdade. São adaptações de fatos que ajudam a temperar melhor a ficção.

Há outros ajustes. Um protagonista precisa de uma aliada, e essa personagem é Safiya Masry (Indira Varma, ex-Game of Thrones), diretora da prisão onde Wallace cumpre pena e que o ajuda na sua cruzada, quebrando galhos. O protagonista também precisa bater de frente com um vilão. O papel cabe a Glen Maskins (Boris McGiver), procurador que nutre ódio pelo presidiário. No meio de um jogo de interesses, Wallace mal sabe o que rola por trás do interesse dessas pessoas.

O ator Nicholas Pinnock ao lado de Isaac Wright Jr., ator e advogado nos bastidores da série


Quem nunca?

Quem nunca se sentiu injustiçado alguma vez na vida? Seja por algo bobo ou mais grave, como a prisão injusta que For Life retrata, o telespectador rapidamente se identifica com Wallace e torce para o herói prevalecer em suas batalhas, que vão de livrar um companheiro de prisão (sem antecedentes) condenado por agredir um policial a inocentar outro fichado equivocadamente por porte de drogas.

Por mostrar histórias de dentro para fora, do ponto de vista de presidiários contra o mecanismo dos tribunais, For Life se destaca entre as séries de advogados que fazem tanto sucesso na TV. As tramas apresentadas a cada capítulo são diferentes das já vistas, a começar por quem está as narrando e vivendo.

Com um protagonista inteligente e determinado, dentro de um ambiente comum na TV (a prisão), mas com uma motivação única e um ponto de vista diferente, o drama conseguiu vingar e sobreviver: está com a segunda temporada confirmada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.