Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HORA DO BLEC

Atores da Globo produzem animação com protagonismo negro: 'Mudando o discurso'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Blec lendo um livro na sombra de uma árvore

Blec (David Junior) lê livro em um dos clipes de Hora do Blec, animação protagonizada por criança negra

Frustrados com a falta de representatividade, os atores da Globo David Junior e Yasmin Garcez decidiram assumir o próprio destino e lançar o projeto Hora do Blec, uma série de animações musicais protagonizadas por uma criança negra. A ideia é criar um conteúdo que conte com representatividade e pluralidade. "Estamos mudando o discurso", destaca o intérprete de Ramon na novela Bom Sucesso (2019).

A animação é liderada por Blec (David Junior), uma criança negra que vivencia várias aventuras com amigos e familiares. Cada clipe é inspirado em um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, metas globais estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a promoção do bem-estar de todos.

Nas primeiras canções, temas como igualdade de gênero e preservação da vida terrestre são apresentados de maneira lúdica e divertida para crianças. "Se nos virmos de forma positiva, construiremos histórias positivas. O Blec veio trazer autoestima para o nosso povo, que se sentiu invisibilizado por tanto tempo, e nos dar autonomia pra sonhar e pertencer", reforça o ator em entrevista ao Notícias da TV.

A ideia da animação surgiu em 2016, depois de Yasmin observar que existiam poucos conteúdos infantis com protagonistas negros. No entanto, na época, o projeto não foi para frente. Em 2019, juntamente com David, o trabalho foi retomado, e os dois desenvolveram a Hora do Blec.

"O racismo é estrutural e, por isso, acredito que seja responsabilidade de todos contribuir com o que estiver ao nosso alcance para que esta realidade mude. Por estar em processo inicial de formação pessoal, a criança é uma semente de potencialidades e, por isso, se tornou uma meta forte minha trabalhar ludicamente com elas", explica a atriz, que deu vida a Fairouz em Órfãos da Terra (2019).

Ela também comenta sobre a esperança de que o trabalho seja um incentivo para que o papel do negro em posição de sucesso, de destaque e de protagonismo seja normatizado na mídia. "Ninguém questiona o protagonismo branco. Com o negro não deveria ser diferente", afirma Yasmin.

O casal está esperando o primeiro filho e confessa para a reportagem que, nas suas infâncias, seriam fãs das aventuras de Blec. "Qualquer personagem que fosse um pouco mais bronzeado, eu já queria ser ele. Imagina um que se parecesse comigo?", relembra David, enquanto Yasmin ressalta que sua versão mirim "se divertiria com as músicas e cantaria o tempo todo, sem restrições".

A animação Hora do Blec está disponível no YouTube. Confira os primeiros clipes:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.