Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

PERSONAGEM COMOVENTE

Aos 84 anos, Moacyr Franco volta à Globo e faz chorar em Segunda Chamada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Thalita Carauta e Moacyr Franco em cena em sala de aula na série Segunda Chamada

Moacyr Franco interpreta um estudante na nova temporada da série Segunda Chamada, do Globoplay

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 11/9/2021 - 6h30

Moacyr Franco é o destaque do primeiro episódio da nova temporada de Segunda Chamada, que estreou na sexta (10) no Globoplay. A princípio, o personagem dele inspira sentimentos de ternura no telespectador, por ser um homem idoso e amável que decide voltar a estudar. Mas, ao longo das cenas, o público descobre que a realidade é muito mais difícil e comovente do que parece. 

O personagem de Franco é um dos novos alunos da escola da série, que funciona na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ele se chama Gilsinho e começa o ano letivo muito animado para finalmente poder concluir seus estudos. 

[Atenção: este texto contém spoilers]

O drama tem início quando Gilsinho demonstra se esquecer rapidamente das coisas. Ele entra numa sala de aula e logo não se lembra mais de qual matéria está sendo explicada ali. 

A situação se complica quando o personagem encontra outro aluno sentado em seu lugar e arruma briga com ele, chegando a agredir o colega fisicamente. 

O problema logo inspira pena nos professores, porque claramente Gilsinho tem algum distúrbio. Ele então revela que sofre de Alzheimer, doença que provoca grave perda de memória. Em cenas muito comoventes, o personagem afirma que quer voltar a estudar e se formar antes que se esqueça de tudo completamente. 

Gilsinho é um dos poucos novos alunos matriculados na escola de Segunda Chamada. Nessa nova temporada, um dos temas é a evasão escolar e a situação complicada em que muitas escolas EJA se encontram. Durante a pandemia, muitos estudantes abandonaram as aulas, por diversas dificuldades enfrentadas, e várias escolas fecharam por falta de matriculados. 

"Na nossa série, o tema é educação, mas como é para jovens e adultos todos esses personagens têm suas dores, feridas, histórias pregressas. A gente enxerga que essas histórias influenciam diretamente no aprendizado, na forma de conseguir concluir ou não", diz Carla Faour, uma das autoras e criadoras da série. 

"A escola é esse portal de transformação, de luz. Por mais que a gente fale das dificuldades das vidas deles, o fato de estarem ali, resistindo, com a atitude de voltar a estudar é um olhar de esperança. A escola é um lugar de esperança", completa ela.

Os seis episódios da segunda temporada de Segunda Chamada estão disponíveis no Globoplay.


Leia também

Web Stories

+
Ex de Anitta e rei da pegação: Gui Araujo é o primeiro fazendeiro de A Fazenda 13Elenco, estreia e bastidores: Saiba tudo sobre o reboot de Um Maluco no PedaçoAgressão e barraco em festa clandestina: Veja histórico dos peões de A Fazenda 13Vereda Tropical no Globoplay: Veja por onde andam cinco atores sumidos da novelaGlobo Esporte, Zero 1 e BBB: Confira trajetória de Tiago Leifert na Globo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou do elenco de A Fazenda 13?