Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JURADA CONSAGRADA

Alex Atala assume machismo com Helena Rizzo no MasterChef: 'Fui infeliz'

REPRODUÇÃO/BAND

Na montagem: Alex Atala (à esquerda) e Helena Rizzo (à direita) no MasterChef Brasil, na Band

Alex Atala e Helena Rizzo no MasterChef Brasil, na Band: comentário rendeu climão no reality

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/8/2023 - 17h11

O chef Alex Atala se desculpou por fazer um comentário machista sobre Helena Rizzo no MasterChef, na Band. O cozinheiro apontou características profissionais dos jurados Eric Jacquin e Rodrigo Oliveira, mas elogiou apenas a aparência de Helena. Atala assumiu o erro em não ter listado a importância da jurada para a cozinha brasileira. "Fui infeliz", lamentou ele.

"Não dá para falar da beleza da cozinha sem falar de uma mulher linda, de uma mulher que, de uma maneira muito especial, eu me apaixonei, chamada Helena Rizzo. Uma mulher que, quando entrou na cozinha, todo mundo olhava na cara dela e dizia que ela não ia dar certo porque era uma modelo linda", disse Atala na edição que foi ao ar na terça (22).

No Instagram, ele publicou uma longa retratação a Helena na quarta (23). "Não importa o que eu diga, não será suficiente para desfazer uma ferida que eu provoquei. E mesmo sem saber o que dizer e correndo o risco de ser mal compreendido, preciso tentar. Devo isso à minha amiga Helena. E devo isso publicamente", iniciou o chef.

"Fui infeliz ao ressaltar apenas a beleza da Helena para falar da beleza da cozinha. A importância da Helena para a culinária brasileira é gigante e não está, nem de longe, ligada a sua beleza", completou Atala.

Eu tentei mostrar que, para chegar onde chegou, ela precisou superar o preconceito em relação a [ser] uma mulher bonita na cozinha. A Helena não precisou apenas ser uma cozinheira genial, ela teve que vencer preconceito, machismo. Magoei uma amiga e muitas mulheres. Tenho que melhorar muito. Hoje eu só posso pedir desculpas.

Helena Rizzo também comentou o episódio em seu Instagram. Apesar de ter esboçado um sorriso e abraçado Alex Atala no MasterChef, a cozinheira se mostrou chateada ao perceber que o elogio do colega não soou bem. "Não dá pra contar as inúmeras vezes em que enfrentei misoginia e machismo nesses ambientes de trabalho", lamentou ela.

"Fomos condicionadas, na minha geração, a normalizar os assédios, a jogá-los pra baixo do tapete e seguir adiante. Sempre fiz isso, sem perder o foco de quem eu era e do caminho que queria percorrer. É triste constatar que, em 2023, continua tudo igual, com a única diferença de que hoje, detectamos esse tipo de situação mais facilmente. Respeitem nosso corre, intelecto, capacidade e multiplicidade!", escreveu.

Helena foi eleita a melhor chef do mundo duas vezes, ganhou prêmios nacionais e internacionais, e é a única mulher brasileira a receber uma estrela do guia Michelin. Ela integra o time de jurados do MasterChef há três temporada, desde quando Paola Carosella deixou o posto.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.