TONICO ROCHA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Alexandre Nero interpretou o malvado Tonico Rocha em Nos Tempos do Imperador, novela das seis
Intérprete de Tonico Rocha, Alexandre Nero também se choca com as maldades do grande vilão de Nos Tempos do Imperador. O ator, que costuma buscar defesas para seus personagens, não consegue fazer o mesmo com o político da novela das seis da Globo. "Ele personifica o mal", dispara o artista.
O folhetim chega ao fim nesta sexta-feira (4) com o mistério sobre quem matou o deputado corrupto. A lista de suspeitos é extensa, já que o crápula colecionou inimigos ao longo da história.
"O Tonico foi um personagem diferente e que, pela primeira vez, não consegui encontrar defesa nele. Como ator, costumo fazer o exercício de encontrar alguma defesa no personagem. O Tonico, apesar de ser um personagem fictício, às vezes me parece muito real de tão absurdo que ele é", explica Nero em entrevista à revista Quem.
Na trama histórica, o vilão várias vezes fez citações parecidas com as do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ator acredita que isso provocou reflexões no público sobre pessoas reais que estão no poder.
"É uma novela de época, mas o Tonico é um cara que está aí. Eventualmente, ele pode estar em mim. A gente tem que se olhar. Os absurdos não estão apenas nos outros. A gente tem que se olhar e observar o que a gente pensa ou fala. A gente é fruto dessa educação, desse país racista, escravocrata", reflete ele.
Esse homem, o Tonico, está por aí, andando no nosso meio. Creio que ele seja o personagem com menos dualidade. Nos meus personagens, gosto de colocar a humanidade, mostrar o outro lado. Mas o Tonico é a personificação do mal. Ele fala coisas tão absurdas que não tem como defender.
Nero ainda compara as atitudes de Tonico com as de José Alfredo, protagonista de Império (2014): "O comendador tinha contradições. Ele traficava pedras, era um machistão, mas era um bom pai, por exemplo. Tinha dualidades. Era um anti-herói. Acho muito bacana quando a gente dá diversas camadas ao personagem".
"O Tonico tem muitas camadas, mas todas indo para o lado do absurdo. Tem momentos que eu acho ele tão distópico... Porém, a gente acaba vendo isso na vida real e vê que esse cara está aí. Esse cara não é fruto de ficção. Ele é assustadoramente real e atual", arremata o artista.
O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão será substituído por Além da Ilusão a partir de segunda-feira (7). A história é protagonizada por Larissa Manoela e Rafael Vitti e se passa em 1934.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.