Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROBLEMA NO FÍGADO

A Vida da Gente: Júlia tem hepatite fulminante, doença que pode levar à morte

Reprodução/TV Globo

A atriz Jesuela Moro grava cena em leito de hostpital como Júlia, sua personagem em A Vida da Gente, novela da Globo

Júlia (Jesuela Moro) vai apresentar cansaço e falta de apetite antes de ser diagnosticada na novela

LARA DEUS

lara@noticiasdatv.com

Publicado em 7/6/2021 - 17h00

A trama de A Vida da Gente, que terminará no começo de agosto, terá mais uma surpresa no núcleo principal: Júlia (Jesuela Moro) será internada com uma doença grave. A filha de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) terá hepatite fulminante, condição que leva à morte nove entre dez pessoas não tratadas. A única forma de cura é o transplante de fígado, que aumenta a chance de sobrevivência para 80%.

Qualquer hepatite pode evoluir e se tornar fulminante, nome que é dado quando a doença leva à necrose de grande parte do fígado. Em geral, o quadro se desenvolve entre dois e três meses após o início da doença hepática.

As hepatites têm várias causas e podem ser transmitidas por vírus ou induzidas por uso de medicamentos, abuso de drogas ou doenças autoimunes. Na novela, a doença de Júlia não será viral, a causa será indeterminada, segundo a médica Celina (Leona Cavalli).

Os sintomas que a menina apresentará na novela são clássicos: tanto o cansaço quanto a falta de apetite podem acender o alerta para a hepatite fulminante. Os sinais mais específicos são pele e olhos amarelados, urina escura, inchaço e sangramentos que demoram a parar.

"Mas algumas doenças podem dar sintomas parecidos, como leptospirose, febre amarela e cirrose hepática", pondera Tércio Genzini, médico hepatologista.

Quando Júlia for internada seu quadro estará se agravando muito rápido, o que levará a um comprometimento neurológico. Essa consequência se chama encefalopatia hepática, que envolve sonolência, confusão mental, agitação e pode até evoluir para um coma.

Logo que os médicos descobrirem a hepatite fulminante, internarão Júlia e darão a notícia à família sobre o tratamento necessário: um transplante de fígado. De acordo com Tércio Genzini, esta é a única forma de cessar a doença. Caso contrário, apenas um em cada dez pacientes resiste. Já com a operação, o índice de sobrevivência aumenta para oito em cada dez casos.

Quem vai doar o fígado para Júlia?

Quando a família se deparar com a necessidade de transplante do órgão vital para a menina, descobrirá também que o tipo sanguíneo de Rodrigo é diferente da filha, e Ana se prontificará a doar. No entanto, Lúcio (Thiago Lacerda) lembrará que a mãe biológica não pode ser a doadora, já que seu fígado tem uma lesão pelos medicamentos que tomou durante os quatro anos em coma.

"O doador precisa ser uma pessoa saudável, com tipo sanguíneo compatível e com tamanho e anatomia do fígado suficientes e adequados à divisão do órgão para não haver prejuízo ao doador, além de ter o benefício esperado no receptor", justifica o médico Tércio Genzini, que também é cirurgião de transplantes.

É aí que os pais da criança precisarão considerar outros parentes de sangue para fazer a doação do órgão. Manuela (Marjorie Estiano), tia que criou Júlia desde bebê, será a escolhida.

O transplante entre pacientes vivos só é possível naqueles órgãos duplicados ou que possam ter partes retiradas: rins, medula óssea, pulmão ou fígado. Mesmo assim, o sucesso da cirurgia depende da situação de quem está recebendo o órgão, e é mais provável em quem tem respiração espontânea, sem intubação, pressão adequada e rins funcionando bem.

No último capítulo da novela, o público descobrirá que a operação deu certo tanto em Júlia quanto em Manuela, mas a criança ainda ficará sob risco por alguns dias. Só depois da passagem de duas semanas, no mesmo episódio, Lúcio confirmará que a filha de Ana e Rodrigo está curada.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#62 - Téo sofre novo ataque em Salve-se Quem Puder" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.