Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

PROBLEMA NO FÍGADO

A Vida da Gente: Júlia tem hepatite fulminante, doença que pode levar à morte

Reprodução/TV Globo

A atriz Jesuela Moro grava cena em leito de hostpital como Júlia, sua personagem em A Vida da Gente, novela da Globo

Júlia (Jesuela Moro) vai apresentar cansaço e falta de apetite antes de ser diagnosticada na novela

LARA DEUS

lara@noticiasdatv.com

Publicado em 7/6/2021 - 17h00

A trama de A Vida da Gente, que terminará no começo de agosto, terá mais uma surpresa no núcleo principal: Júlia (Jesuela Moro) será internada com uma doença grave. A filha de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) terá hepatite fulminante, condição que leva à morte nove entre dez pessoas não tratadas. A única forma de cura é o transplante de fígado, que aumenta a chance de sobrevivência para 80%.

Qualquer hepatite pode evoluir e se tornar fulminante, nome que é dado quando a doença leva à necrose de grande parte do fígado. Em geral, o quadro se desenvolve entre dois e três meses após o início da doença hepática.

As hepatites têm várias causas e podem ser transmitidas por vírus ou induzidas por uso de medicamentos, abuso de drogas ou doenças autoimunes. Na novela, a doença de Júlia não será viral, a causa será indeterminada, segundo a médica Celina (Leona Cavalli).

Os sintomas que a menina apresentará na novela são clássicos: tanto o cansaço quanto a falta de apetite podem acender o alerta para a hepatite fulminante. Os sinais mais específicos são pele e olhos amarelados, urina escura, inchaço e sangramentos que demoram a parar.

"Mas algumas doenças podem dar sintomas parecidos, como leptospirose, febre amarela e cirrose hepática", pondera Tércio Genzini, médico hepatologista.

Quando Júlia for internada seu quadro estará se agravando muito rápido, o que levará a um comprometimento neurológico. Essa consequência se chama encefalopatia hepática, que envolve sonolência, confusão mental, agitação e pode até evoluir para um coma.

Logo que os médicos descobrirem a hepatite fulminante, internarão Júlia e darão a notícia à família sobre o tratamento necessário: um transplante de fígado. De acordo com Tércio Genzini, esta é a única forma de cessar a doença. Caso contrário, apenas um em cada dez pacientes resiste. Já com a operação, o índice de sobrevivência aumenta para oito em cada dez casos.

Quem vai doar o fígado para Júlia?

Quando a família se deparar com a necessidade de transplante do órgão vital para a menina, descobrirá também que o tipo sanguíneo de Rodrigo é diferente da filha, e Ana se prontificará a doar. No entanto, Lúcio (Thiago Lacerda) lembrará que a mãe biológica não pode ser a doadora, já que seu fígado tem uma lesão pelos medicamentos que tomou durante os quatro anos em coma.

"O doador precisa ser uma pessoa saudável, com tipo sanguíneo compatível e com tamanho e anatomia do fígado suficientes e adequados à divisão do órgão para não haver prejuízo ao doador, além de ter o benefício esperado no receptor", justifica o médico Tércio Genzini, que também é cirurgião de transplantes.

É aí que os pais da criança precisarão considerar outros parentes de sangue para fazer a doação do órgão. Manuela (Marjorie Estiano), tia que criou Júlia desde bebê, será a escolhida.

O transplante entre pacientes vivos só é possível naqueles órgãos duplicados ou que possam ter partes retiradas: rins, medula óssea, pulmão ou fígado. Mesmo assim, o sucesso da cirurgia depende da situação de quem está recebendo o órgão, e é mais provável em quem tem respiração espontânea, sem intubação, pressão adequada e rins funcionando bem.

No último capítulo da novela, o público descobrirá que a operação deu certo tanto em Júlia quanto em Manuela, mas a criança ainda ficará sob risco por alguns dias. Só depois da passagem de duas semanas, no mesmo episódio, Lúcio confirmará que a filha de Ana e Rodrigo está curada.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#62 - Téo sofre novo ataque em Salve-se Quem Puder" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.


Últimas de A Vida da Gente


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Com quem Irma merece ficar em Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.