Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Encarnação se humilha diante de Piedade para morrer em paz

Reprodução/Globo

As atrizes Selma Egrei e Zezita Matos em cenas da novela Velho Chico, da Globo - Reprodução/Globo

As atrizes Selma Egrei e Zezita Matos em cenas da novela Velho Chico, da Globo

REDAÇÃO

Publicado em 3/9/2016 - 7h39

Depois de lutar durante toda sua vida pela supremacia dos de Sá Ribeiro, Encarnação (Selma Egrei) se humilhará diante da matriarca da família Dos Anjos. Ela confessará a Piedade (Zezita Matos) que mandou matar o Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi) e implorará de joelhos para ser perdoada. "Por Deus eu peço... em nome de capitão Rosa e Eulália [Fabíula Nascimento], peço que me perdoe, para despedir-me da vida... em paz", dirá, prestes a morrer.

Antes, Encarnação confessará ao padre Benício (Carlos Vereza) que foi a mandante do assassinato do Capitão Rosa, na primeira fase da novela das nove, e se surpreenderá ao não receber penitência alguma dele. O religioso explicará que ela precisa se arrepender de verdade, e a mãe de Afrânio logo entenderá o que precisa fazer.

Ela se despirá de todo seu orgulho, soltará os cabelos e irá descalça até a fazenda da família Dos Anjos para ter uma conversa com Piedade. "Vim pedir perdão por todo mal que causei a senhora e aos seus!", dirá. "Não posso te perdoá. Assim como não perdoô ninguém que viva em guerra com minha família!", rebaterá a mãe de Santo (Domingos Montagner).

Mesmo assim, Encarnação insistirá, entrará na casa de seus inimigos e cairá de joelhos diante de Piedade. "Preciso do teu perdão, Piedade! Por Deus... Eu peço que a senhora me perdoe por tudo! Se não puder me perdoar, me deixe tirar dos ombros o peso que trago. Que, de outra forma, não vou saber morrer em paz! Fui eu que mandei matar Capitão Ernesto Rosa. Não teve um só dia que a imagem de Ernesto Rosa tenha saído de minha cabeça!", revelará.

Piedade ficará abalada e argumentará que, em certos casos, o perdão não é suficiente. "Deus não vai lhe perdoá por isso é nunca!", afirmará. Ainda mais emocionada, Encarnação não desistirá: "Não vim atrás do perdão de Deus... Vim atrás do seu perdão, Piedade. Por Deus eu peço, em nome de capitão Rosa e Eulália, peço que me perdoe, para despedir-me da vida... Em paz...".

Comovida com a redenção sincera da avó de Tereza (Camila Pitanga), Piedade dará sua sentença. "Não posso lhe o perdão de capitão Rosa e, muito menos, de dona Eulália, mas posso lhe oferecê meu perdão... É tudo que tenho, e muito mais que a senhora merece!", falará. "É só o que preciso, Piedade, que a senhora saiba a verdade e me perdoe por tudo", serão as últimas palavras de Encarnação, que as dirá abraçada às pernas da rival. Após a conversa, Miguel (Gabriel Leone) levará a bisavó de volta à fazenda dos Saruê, onde ela morrerá em paz.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.