Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Encarnação morre e ressuscita por Martim; saiba como

Reprodução/TV Globo

Selma Egrei (Encarnação) com Lee Taylor (Martim) na novela das nove da Globo, Velho Chico - Reprodução/TV Globo

Selma Egrei (Encarnação) com Lee Taylor (Martim) na novela das nove da Globo, Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 6/9/2016 - 5h51

Por mais estranho que pareça, Encarnação (Selma Egrei) morrerá e ressuscitará em Velho Chico. A centenária decidirá que não quer mais viver, terminará sua mortalha e com ela se deitará para nunca mais se levantar. "Sua pele fria indica um corpo praticamente sem vida. Do seu semblante vazio, ela escuta um estampido vindo de longe e abre os olhos, sendo trazida de volta à vida", descreve o roteiro. Esse estampido é o tiro que matará seu neto, Martim (Lee Taylor).

Nesse momento, em uma cidade vizinha, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) terá perseguido o ex-cunhado e disparado um tiro fatal nele. Mais que um pressentimento, Encarnação terá certeza de que ouviu a morte do neto. "Martim! Martim, meu filho! Que lhe aconteceu? Cadê você? Volta pra mim, Martim! Não me deixe! Volta pra mim, volta", gritará ela, sem parar.

Seu brados deixarão a família apavorada. Antes disso, o público verá Encarnação decidir que viver tanto, principalmente para ver Carlos Eduardo se apossar do patrimônio que construiu com o marido, é tortura. Ela resolverá que é hora de morrer.

Por isso, chamará o padre Benício (Carlos Vereza) para confessar seus pecados e pedir perdão por mandar matar o capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). O sermão do religioso será o bastante para ela o expulsar da fazenda e continuar com sua decisão de "ir embora", mesmo sem o perdão que desejava obter do sacerdote.

Vestida para morrer

Ela se vestirá com a mortalha que teceu ao longo da novela das nove. "Adeus, Doninha [Suely Bispo]! E muito obrigada por tudo", falará a senhora, colocando a empregada para fora de seu quarto. Ela trancará a porta, sentará na cama e se benzerá. Em seguida, deitará com as mãos cruzadas sobre o coração, esperando a morte chegar.

"Terminô a mortalha, o cordão de São Francisco e me expulsô do quarto, trancô a porta e foi se deitá. Disse que não se levantava mais enquanto a morte não a viesse buscá", contará Doninha a Iolanda (Christiane Torloni). "Não sei pelo que rezo, se peço para ela viver até encontrar sua paz, ou se peço para ela ir embora e acabar com esse martírio de uma vez", comentará a cantora. 

Encarnação surgirá em cena mais uma vez esperando a morte chegar. "Seu semblante é sereno, sua pele, fria, indica um corpo praticamente sem vida. Do seu semblante vazio... Encarnação está deitada na placidez de seu quarto, seu corpo quase sem indicativo de alma dentro quando ela escuta um estampido vindo de muito longe e abre os olhos, sendo trazida de volta à vida", descreve o roteiro.

Dor de tiro no peito

A sequência será intercalada com cenas de Martim sendo perseguido, encurralado e morto pelo ex-deputado. "Martim", gritará ela, abrindo os olhos. Ela fará uma expressão como se o estampido que ouviu acertasse o seu peito. Em seguida, começará a berrar à procura do neto. Ao mesmo tempo, vai chorar e ser tomada por uma tristeza profunda.

O capítulo previsto para ir ao ar dia 14 terminará deixando o suspense do que vai acontecer. Na continuação, Iolanda, Doninha e Afrânio (Antonio Fagundes) surgirão na frente do quarto pedindo pelo "amor de Deus" para a porta ser aberta. "Ela só pode estar ficando senil. Abre essa porta, mainha! Sou eu, Afrânio! Abre a porta", esbravejará o Saruê.

Ele encostará o ouvido na porta e ouvirá os gemidos de dor da mãe. "Martim, não se vá, não sem se despedir. É justo isso, meu Deus? Perder meu filho e agora meu neto, é justo? Não há justiça nesse mundo, se alguém tem que pagar por meus pecados, que seja eu e não ninguém", balbuciará ela, que abrirá a porta.

Ela ordenará que chamem todas as rezadeiras da região logo. Tentarão convencê-la para deixar isso para a manhã seguinte. "Agora, Doninha! Preciso de fé, Doninha, muita fé", mandará Encarnação. "Que mal lhe pergunte, patroa, essa novena é na intenção de quem?", questionará a empregada. "De meu neto", gritará a centenária, fazendo todos se arrepiarem. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.