Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FINAL DA NOVELA

Um Lugar ao Sol: Rebeca faz as pazes com idade e dá banana para machismo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rebeca (Andrea Beltrão) em cena de Um Lugar ao Sol

Rebeca (Andrea Beltrão) lançará manifesto pelo direito de envelhecer no fim de Um Lugar ao Sol

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 22/3/2022 - 10h27

Rebeca (Andrea Beltrão) fará as pazes com a idade no final de Um Lugar ao Sol. A modelo assumirá os cabelos brancos e rugas durante o aniversário de dez anos da produtora de Ilana (Mariana Lima), levantará um manifesto pelo direito de envelhecer, dará uma banana para as imposições machistas e conquistará um novo contrato de trabalho na novela das nove da Globo.

No capítulo desta terça-feira (22), a mãe de Cecília (Fernanda Maques) aproveitará a presença da imprensa no evento e dará uma entrevista bombástica. Elogiada pelo repórter por não apresentar sinais do envelhecimento, ela falará sobre o etarismo --preconceito relacionado à idade.

Envelhecer é uma carta branca que é dada ao homem, não à mulher, mas, no fim das contas, se manter jovem, a gente sabe, não tem a ver com idade, tem a ver com abrir a cabeça. Com não parar no tempo. Com questionar todo tipo de preconceito, inclusive o etarismo.

Na sequência, ela criticará a pressão estética sofrida por mulheres e o reducionismo à beleza:

Será que o único poder da mulher é realmente a juventude, a beleza? Será que, depois disso, não sobra nada? Ou será que, disfarçado de preocupação com autocuidado, saúde, não existe um discurso construído pra que a mulher, mais uma vez, se submeta a esse rolo compressor, a essa campanha permanente para controlar, manter a mulher afastada de todos os espaços?

A herdeira de Santiago (José de Abreu) não parará por aí: "Eu acho que mulher pode fazer maquiagem, ginástica, botox, plástica --o que ela bem entender. Desde que seja uma escolha, e não uma obrigação".

A top model ainda arrematará o discurso com um grande final: "Um modelo de amor próprio, é isso que eu acho que eu quero ser. Com as minhas rugas, os meus cabelos brancos".

O jornalista vai querer tirar uma foto a Rebeca, e ela pedirá um tempo. Ela irá até o banheiro, retirará a maquiagem e posará com o seu rosto de 50 anos. Ilana temerá o comportamento da melhor amiga, mas ela estará determinada a se livrar dos padrões impostos pela sociedade machista.

"Eu não estou fazendo só por mim. Ou esse jogo muda, ou eu é que não quero mais fazer parte. Tô cansada de alimentar essa estrutura maluca, essa mentalidade torta, que precisa que a gente se envergonhe, que a gente rejeite, renegue, o que a gente é", desabafará.

A irmã de Bárbara (Alinne Moraes) exigirá que a foto não seja editada. "Autoestima? Coragem? Vontade de lançar um manifesto? Sei lá, eu tô improvisando... Pelo direito de envelhecer, que tal?", concluirá ela, que viralizará e fará muito sucesso com a atitude.

Mais adiante, Rebeca receberá um convite para estrelar uma campanha. "Você aconteceu. Ou vai me dizer que ainda não caiu a ficha? O que você fez, o que você disse, mostrou o tamanho do erro que é, a essa altura, quererem anular, apagar as mulheres que passaram de uma certa idade", dirá a namorada de Gabriela (Natália Lage). 

Reprodução/TV Globo

Rebeca comemora com Ilana

Rebeca comemora com Ilana

Machista, Santiago leva esporro de Érica

O dono da Redentor não gostará nada do comportamento da filha e fará críticas ao ver a foto da primogênita ao natural. Érica (Fernanda de Freitas), no entanto, dará uma lição de moral no marido, muitos anos mais velho do que ela.

"Parecer jovem pra sempre é um projeto impossível. E isso só é cobrado da mulher. Para e pensa: eu e você. Se fosse ao contrário: eu tivesse a tua idade e você a minha, você acha que a gente estaria juntos?", alfinetará a professora. 

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por conta do novo surto da Covid-19, o folhetim ganhou mais duas semanas no ar e será esticado até 25 de março, com reprise do capítulo no dia 26. A trama será substituída pelo remake de Pantanal em 28 de março.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.