PROCESSO RIGOROSO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Instável emocionalmente, Bárbara (Alinne Moraes) não seria aprovada em processo para adoção
Instável, surtada e imatura, Bárbara (Alinne Moraes) passaria longe das filas de adoção na vida real. A personagem de Um Lugar ao Sol, que encara problemas emocionais e familiares desde criança, provavelmente não conquistaria o atestado de sanidade mental --documento exigido para dar entrada ao processo. Na novela das nove da Globo, porém, a patricinha conseguiu assumir Ludmila como filha.
O processo legal para conquistar a guarda de uma criança é rigoroso, como forma de evitar que os menores abandonados passem por um novo trauma. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) exige uma série de documentos para dar entrada ao processo, como fotos da moradia dos adotantes e atestados de sanidade física e mental.
Para conseguir a declaração, o candidato precisa se consultar com um médico --psiquiatra ou não-- e se submeter a algumas avaliações. "O atestado mental envolve testes psicológicos que incluem desde a intelectualidade, até caráter, personalidade e nível psicológico", explica Alexander Bez, psicólogo e especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami em entrevista ao Notícias da TV.
É nesse ponto que começa o problema de Bárbara. A mulher de Christian/Renato (Cauã Reymond) já tentou suicídio duas vezes durante a novela: uma depois que o filho morreu no parto e outra quando descobriu a traição do marido com Lara (Andréia Horta).
As tentativas não necessariamente apresentariam um entrave no processo, mas seriam consideradas. Afinal, o suicídio, na maioria das vezes, é indício de um abalo psicológico. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria estimam que 96,8% dos casos de suicídio consumados estão relacionados a transtornos mentais.
As crianças disponíveis para adoção também realizam testes. Nesse caso, o histórico familiar de saúde mental é considerado --afinal, problemas psicológicos podem ser propagados pela genética. "Isso é importante para exercer a maternidade e a paternidade da melhor maneira possível, e para certificar a segurança da própria criança", pontua o profissional.
Mas e se Bárbara conquistasse o atestado? Ela poderia dar entrada no processo, mas encararia mais duas avaliações técnicas, com um assistente social e um psicólogo.
Na primeira delas, o profissional busca entender as condições sociais do candidato, como emprego, escolaridade e profissão. Depois disso, o especialista em psicologia aborda questões mais subjetivas --em especial, as motivações por trás da adoção.
"Eu já peguei um caso de uma pessoa que queria adotar porque não teve filhos biológicos, e desejava alguém que cuidasse dela quando tivesse mais velha. Isso não é uma possibilidade. O que é importante é o bem-estar da criança ou do adolescente", relembra Livia de Tartari Sacramento, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ), em entrevista ao Notícias da TV.
Em alguns casos, o psicólogo pode solicitar uma perícia psiquiátrica, apesar de não ser praxe. "O objetivo da avaliação é entender se o pretendente tem condições psicológicas e sociais adequadas, mas também orientá-lo a respeito das peculiaridades da maternidade e paternidade pela adoção", destaca Ana Caroline Gaioto, psicóloga da Vara da Infância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Aprovados em ambas as análises, os adotantes participam do Curso Preparatório Obrigatório. Depois de concluídos os estudos, o processo será remetido ao Ministério Público e, então, para decisão do juiz, que irá proferir a sentença.
Com o "sim" do magistrado, o casal vai direto para a fila de espera. Quando surge uma criança que se enquadra no perfil desejado pelos adotantes, eles são convocados pela Vara da Infância, conhecem o menor e, então, podem levá-lo para a casa com guarda provisória.
No Rio de Janeiro, onde se passa a novela, o período de convivência dura 90 dias, prorrogáveis por mais 90. É exatamente nesta fase que Bárbara e Christian se encontram. Ou seja: o processo ainda não foi finalizado.
A adoção só é realizada quando a convivência chega ao fim e os pais entram com um pedido pela guarda definitiva. E a adoção é irrevogável. A única forma de "devolver" a criança é entrar com um complexo processo de destituição familiar.
Por isso, há tanto cuidado na hora de tirar o filho da família biológica. Mesmo que os pais não desejem a criança, o Conselho Tutelar ainda tenta a família estendida, como tios ou avós. Se o menor for adotado legalmente e os pais adotivos não quiserem entrar com uma ação de destituição, não há possibilidade de retorno.
Bárbara e Christian conhecem Ludmila
Normalmente, os processos de destituição familiar só acontecem ou por desejo da família, ou quando os pais atentam contra a vida da criança --caso de Bárbara, que esquecerá Ludmila dentro de um carro. Nessa situação, porém, o processo não se aplica. Afinal, como já mencionado, a menina ainda não foi adotada de fato.
Mas não será a negligência que fará a mimada perder a filha na novela das nove. Na verdade, ela desistirá da adoção. E poderá fazer isso justamente por ainda estar em guarda provisória.
Aliás, as "devoluções" durante a fase de convivência também acontecem na vida real. Muitas vezes, elas são até benéficas para a criança. "O desgaste na relação é tanto que pode ser mais prejudicial insistir nela do que interromper o convívio... Isso é avaliado caso a caso", declara Livia.
Porém, quem decidir abrir mão da criança sofre consequências legais pela escolha. "Isso vai depender da decisão do juiz, mas já vi casos em que foi determinado o pagamento de pensão, de uma indenização e/ou o custeio de tratamento de saúde/psicológico", ressalta Ana Caroline.
"Por isso, é muito importante que qualquer pessoa que decida se aproximar de uma criança, ainda mais de uma que já tem uma vivência difícil que inclui situações de violência e abandono, o faça com muita responsabilidade", completa a psicóloga.
Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por causa do novo surto de Covid-19, o folhetim foi esticado e termina em 25 de março, com reprise do capítulo no dia seguinte. A trama será substituída pelo remake de Pantanal no dia 28.
Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#94 - Tudo sobre o final de Um Lugar ao Sol!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.