FEMINICÍDIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Em Um Lugar ao Sol, Roney (Danilo Grangheia) assassinou Stephany (Renata Gaspar) a tiros
Stephany (Renata Gapar) foi assassinada por Roney (Danilo Grangheia) no capítulo desta quarta-feira (16) de Um Lugar ao Sol. A sequência, uma das mais pesadas da novela das nove da Globo, gerou revolta no público, que lamentou o final da personagem e se frustrou com a autora da história, Lícia Manzo, pelo tratamento dado a ela.
Nas cenas em questão, o agressor invadiu o apartamento e ameaçou a ex e a irmã dela, Érica (Fernanda de Freitas), com uma arma. Ele as sequestrou e depois de largar a personal trainer no meio da estrada, tentou estuprar Stephany. A manicure conseguiu fugir por um matagal, mas foi encurralada por Roney, que disparou vários tiros contra ela e a matou.
No velório da moça, a personagem de Fernanda de Freitas se desesperou e se culpou pelo ocorrido. "Eu devia ter insistido para ela renovar a medida protetiva. Ou então eu devia ter ido lá para denunciar esse...Tadinha, fiquei julgando e condenando minha irmã", lamentou ela.
No primeiro intervalo comercial do capítulo, exibido logo depois da morte da personagem, foi mostrada uma campanha de alerta à violência contra a mulher. Nela, uma série de personalidades masculinas, como os atores Paulo Vieira e João Vicente de Castro e o apresentador Alex Escobar, pediam que os homens parassem de aceitar a violência contra a mulher e que casos fossem denunciados. "Chega de desculpa", dizia Vieira.
Nas redes sociais, espectadores ficaram chocados com a situação, sobretudo por verem nela um retrato da realidade. "A raiva que dá de saber que gente como esse Roni da novela está solta por aí", afirmou uma internauta chamada Suka. "A autora só colocou a realidade de milhões de mulheres aprisionadas por esse ciúme obsessivo e essa possessividade do marido/namorado", opinou também Mila.
Ao mesmo tempo, houve aqueles que ficaram muito frustrados como a história foi conduzida. Nos últimos capítulos, Stephany descobriu o segredo de Christian (Cauã Reymond) e o chantageou. Por isso, alguns enxergaram a morte da personagem como uma tentativa de manter a verdade do protagonista escondida.
"Eu não quero acreditar que a autora transformou a Stephany em uma chantagista nessa reta final só para justificar seu assassinato (e assegurar o segredo de Christian/Renato). Pior forma de encerrar uma narrativa sobre violência doméstica", reclamou Leo Cataldo.
Confira algumas reações do público:
Parabéns à autora de #UmLugarAoSol, porque o merchandising social da Stefany sendo agredida foi o mais equivocado dos últimos anos. E olha que a gente teve até novela em que abuso sexual foi curado por coach.
— Fábio Garcia (@fabiogaj) March 17, 2022
O mais chato é saber, que Stephany foi transformada num chantagista nessa fase final, ou seja, alguns estão achando "bem feito" por sua morte e se esquecendo, que ela sofria violência doméstica desde o início da trama. #UmLugarAoSol
— Delduque Avelino (@delavelino) March 17, 2022
eu não quero acreditar que a autora transformou a stephany numa chantagista nessa reta final só pra justificar seu assassinato (e assegurar o segredo do christian/renato). pior forma de encerrar uma narrativa sobre violência doméstica. #UmLugarAoSol
— drama king 👑 (@leocataldo) March 17, 2022
Vítima de machismo e violência doméstica
— Luccas Oliveiraa123 (@LuccasO156) March 17, 2022
Transformada em chantagista
E teve como fim a morte
Nunca vou superar essa trajetória que a Lícia Manzo deu pra Sthefany#UmLugarAoSol
Que cena horrível #UmLugarAoSol
— Eliane (@Eliane56514179) March 17, 2022
Gente que cena forte da novela agora, me arrepiou toda… em pensar que várias mulheres morrem nas mãos de homens covardes assim. Muito triste. #UmLugarAoSol
— Evelyn Braga (@poderosaevelyn) March 17, 2022
#UmLugarAoSol caralho que cena forte... sério eu tô extremamente triste
— samy !! (@YUR1HELL) March 17, 2022
coitada da erica, apesar de tudo ela sempre tentou ajudar a stephany #umlugaraosolpic.twitter.com/nAsKcib3qP
— maria rita (@cfxmaria) March 17, 2022
Nossa, que pesado meu Deus, pior saber que isso é a realidade nua e crua #UmLugaraoSol
— Mah 🚶🏽♀️ (@ManuMah) March 17, 2022
Meu Deus que pesado essa morte da Stephanie #UmLugarAoSol
— Lukinhas (@LucasTwittou) March 17, 2022
A raiva que dá de saber que gente como esse Roni da novela tá solta por aí #UmLugarAoSol
— Suka ✝️ 🌵💢🎲 (@OTwiitterdaSuka) March 17, 2022
É triste saber que é a realidade de muitas mulheres#UmLugarAoSol
— Ju Terrare (@tuitajuu_) March 17, 2022
esse cara sempre foi um cavalo, sabia que só ia dar nisso. a autora só colocou a realidade de milhões de mulheres que são aprisionadas por esse ciúme obsessivo e essa possessividade do marido/namorado, fora a agressão verbal e física. #UmLugarAoSol
— mila (@itIatina) March 17, 2022
Muito PESADO #UmLugarAoSol
— Eu Gabriela 🖕🏾🐍 (@Gmaze14) March 17, 2022
Pior abordagem sobre violência doméstica em uma novela foi essa que acabou de passar.
— Cícero Bernar (sem 'd' no final) (@cicerobernar) March 17, 2022
Simplesmente mostrando que não existe saída e, além disso, colocou a personagem como chantagista (o que deve ter feito várias pessoas dizerem que ela mereceu m-word). #UmLugarAoSol
Um Lugar ao Sol é escrita por Lícia Manzo. A trama abrirá espaço para o remake de Pantanal no dia 28. Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#94 - Tudo sobre o final de Um Lugar ao Sol!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Danilo Grangheia
Fernanda de Freitas
Globo
Novela Um Lugar ao Sol | Globo
Novela das Nove
Renata Gaspar
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.