VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Petra (Debora Ozório) em cena de surto em Terra e Paixão; ela se lembra do rosto do abusador
Petra (Debora Ozório) lembrará do momento do abuso sexual que sofreu quando era criança em Terra e Paixão. Ela fará mais uma sessão de terapia com Marta (Kika Kalache) e começará a falar de um pesadelo recorrente que tem, no qual está se debatendo debaixo d'água. Ao relatar o que acontece no sonho, a agrônoma se recordará de como era a cara do homem que cometeu o crime.
Nos bastidores, cogita-se que Andrade (Ângelo Antônio) seja o abusador, mas os autores deixaram em aberto a autoria da violência sexual por enquanto. Petra se lembrará de tudo e decidirá deixar a clínica em que se internou para tratar o trauma, mas continuará carregando a identidade do tarado secretamente.
No capítulo da novela das nove da Globo previsto para ir ao ar a partir desta quinta-feira (26), a agrônoma relatará o seguinte:
Eu tava numa festa, cheia de gente, só que essa festa era debaixo d'água. E todo mundo parecia respirar normal. Mas eu precisava sair de dentro d'água pra respirar. Toda vez que eu tenho um surto, parece que eu estou debaixo d'água. E não consigo respirar...
Marta perguntará à paciente como ela se sentia no sonho. "Sufocada. Eu me sentia sufocada pela água. E era estranho porque só eu me sentia assim. Tava todo mundo bem... Mas eu precisava sair dali", responderá a herdeira da família La Selva.
"Fala dessa água que te sufoca. Por que era água que te sufocava? Você já se afogou alguma vez?", insistirá a terapeuta. Nesse momento, entrará um flashback inédito de Petra criança. Ela estará tomando banho de rio quando é pega por um homem que não terá o rosto identificado na sequência.
O flashback acabará, e a filha de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires) estará aos prantos. "Eu lembrei! Eu lembrei de quem abusou de mim!", ela berrará, em misto de dor e alívio. Depois, na continuação da sessão de terapia, Petra já estará mais calma, bebendo água, mas ainda muito impressionada com a sua descoberta.
"Foi a primeira vez que eu consegui lembrar do rosto do homem que abusou de mim. Mas e se não for verdade? Como eu sei se é uma lembrança mesmo ou só uma fantasia?", perguntará a jovem. Marta explicará que é possível a mente produzir falsas lembranças, sim, mas também reforçará que a paciente deu um passo importantíssimo no processo de superar o trauma.
"E, claro, seria muito importante ter certeza de quem fez isso com você pra que esse homem seja denunciado. Mas, nesse momento, o principal é perceber que você está conseguindo enfrentar esse trauma", comentará a psicóloga.
Petra revelará que ainda sente medo de se lembrar de tudo e entrar em surto: "Um surto pior que os outros... Ou voltar a depender dos remédios". Marta a acolherá, dizendo que entende o medo dela.
Aqui você está num ambiente seguro. E é enfrentando esse trauma que você vai poder lidar com ele. E, quem sabe, deixar de ter esse episódio como gatilho. Hoje você deu um grande passo na sua recuperação. Mas esse é um trabalho longo e que deve ser contínuo.
Escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, Terra e Paixão é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro do ano que vem, quando será substituída pelo remake de Renascer (1993).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.