MUDANÇA BRUSCA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Cínico, Tenório (Murilo Benício) bancará o santo para reconquistar a família em Pantanal
Um belo dia, Tenório (Murilo Benício) sairá da cama com o status de santo em Pantanal. Baqueado por uma série de tragédias, o fazendeiro vai propor um brinde à família, abençoar o filho de Guta (Julia Dalavia) e até pedir desculpas pelo tratamento grosseiro com Zuleica (Aline Borges) na novela das nove da Globo. O grileiro, assim, conseguirá dissuadir a enfermeira de voltar para São Paulo. "Fique em paz", desejará ele.
Será uma mudança brusca, já que o bigodudo estará virado no capeta até então. Em cenas que devem ir ao ar nesta segunda (12), o crápula descobrirá que não é pai de Marcelo (Lucas Leto) e terá um verdadeiro chilique. Ele destratará a mulher, desejará a própria morte e amaldiçoará Guta. A frieza vai durar um bom tempo, e Zuleica decidirá deixar o Pantanal de vez.
Mas a sequência de desgraças fará o grileiro mudar de comportamento --ou, pelo menos, é o que vai parecer. Depois de perder Roberto (Cauê Campos) para a morte, ele desejará manter a família consigo. Inclusive o bebê do pecado, de quem chegou a desejar a morte.
"Vamos esquecer tudo", afirmará o vilão, erguendo um copo. "Menos você, que não se deve beber durante a gestação", comentará ele, se referindo à filha. Então, sem mais nem menos, ele começará um monólogo:
Eu quero propor um brinde. E fazer um pedido: sei que a vida não tem sido fácil, pra nenhum de nós. A verdade é que, desde que eu trouxe vocês pra morar aqui, parece que eu perdi as rédeas do meu destino. Primeiro, a Maria [Isabel Teixeira]. Depois, o Roberto. Mas eu acho que nós devemos fincar os dois pés aqui de vez... E deixar que essas águas levem o que ficou pra trás.
Os membros da família não entenderão nada, mas ficarão ainda mais espantados com as próximas frases do bígamo. "Bendito seja o filho que vocês dois estão esperando. É até um alívio que vocês dois não sejam irmãos de verdade. Digo isso por essa criança que vai nascer", desejará o paranaense.
Acostumada com o lado mais podre do pai, Guta ficará embasbacada. "É até estranho ouvir o senhor dizer isso", constatará a moça. "Um homem nessa vida tem que saber aceitar os desígnios de Deus. Mas, pra mim, o Marcelo continua sendo filho meu... Eu sempre te quis, filho. Eu te desejei uma vida inteira. Não dessa maneira, mas o nosso destino não é a gente quem traça. E acho que é tarde pra mudar agora", discursará.
Além de abençoar o neto e reconhecer o zootecnista como filho, o bigodudo ainda fará a proeza de assumir os próprios erros. Todos os queixos da família cairão diante da cena. "Também quero que você fique em paz, Zuleica. E me perdoe pelas coisas que eu disse antes. Eu não tenho raiva de você, nem te culpo por nada. Nem você nem ninguém aqui", afirmará o vilão.
Ao que tudo indica, a santidade servirá para esconder algum podre do crápula. Os familiares também poderiam testemunhar a mudança do homem em juízo, caso o assassinato de Maria Bruaca fosse cumprido e investigado.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.