MUDANÇAS
FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
Damião (Xamã) e Ritinha (Mell Muzzillo) se beijam no casamento em cena de Renascer, da Globo
O casamento de Ritinha (Mell Muzzillo) e Damião (Xamã) terá elementos inéditos na nova versão de Renascer. A ausência de Inácia (Edvana Carvalho), que abalará os sentimentos da garota, não foi relevante na história original. Isso porque a empregada de José Inocêncio (Antonio Fagundes em 1993/Marcos Palmeira em 2024), que foi interpretada por Chica Xavier (1932-2020), não era mãe da espevitada na novela escrita por Benedito Ruy Barbosa.
A família de Ritinha (Isabel Fillardis) na trama de 1993 era composta apenas pelo pai, Chico, vivido por Grande Otelo (1915-1993). Na atualização da história, a personagem ganhou uma mãe rígida para compor seu núcleo.
A cena da cerimônia, que vai ao ar nesta quinta (7), ganhará um drama a mais, já que a empregada se recusará a ir à capela ver a filha se unir a Damião. A noiva contará apenas com Chico (Mac Suara) entre os representantes de sua família.
"Nem conte co’a minha presença nem nada. Se tivé precisâno da bênçã de
arguém, sinhô fale mais o pai dela", dirá Inácia ao patrão. "É sua filha quem tá se casando, Inácia. Tenha paciência... A única fia que cê tem", argumentará Inocêncio. "Ela tá é errâno os caminho dela, sêo José Inocêncio. Agora, cê me diga que mãe ia querê tá lá pra testemunhá isso ‘contecê?!", encerrará ela.
Se na obra de Benedito Ruy Barbosa a funcionária de José Inocêncio nada tinha a ver com o casamento do ex-matador com a garota, na atualização da história o capítulo terá boa parte dedicada ao drama de Inácia. Além de se opor à união, ela sairá de casa por causa da decisão do marido de apoiar a filha e terá um monólogo na praia para pedir aos orixás que protejam Ritinha.
Na capela, a noiva terá até o último minuto o desejo de que a mãe surja por lá. "Ritinha lança um olhar à porta, na esperança de que ela se abra e Inácia apareça para impedi-la de cometer esse 'erro', uma vez que ela já está atormentada por mais dúvidas do que certezas. Mas Inácia não vem", diz a descrição do roteiro entregue aos atores.
Outra alteração feita por Bruno Luperi no remake foi a cena da morte de Chico. Na história exibida em 1993, o personagem de Grande Otelo passou mal e desmaiou no meio da capela após a filha dizer sim. Foi como se ele tivesse cumprido a sua missão de criá-la ao passar o bastão para Damião.
No capítulo de amanhã, a cerimônia não terminará com o pai da noiva estirado na frente de todos os convidados. Chico também passará mal, mas conseguirá ir para casa sozinho. Damião e Ritinha o encontrarão caído no local, e o ex-matador prometerá no leito de morte do sogro que dará sua vida para proteger José Inocêncio.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.