Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇAS

Renascer corre com trama de Buba para enfiar show da Madonna até na novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medeiros contracena com Renan Monteiro em cena do show de Madonna na novela Renascer

Buba (Gabriela Medeiros) e José Augusto (Renan Monteiro) se divertem em cena do show de Madonna

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 6/5/2024 - 13h02

Como toda a programação da Globo só deu Madonna, o remake de Renascer teve de embarcar na noite histórica na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com o show da cantora. Para promover o espetáculo na novela das nove, a direção correu com a trama de Buba (Gabriela Medeiros) e avançou no romance dela com o cunhado José Augusto (Renan Monteiro).

O quase casal foi com as amigas da psicóloga conferir a apresentação da diva pop e fez merchadising do patrocinador do evento, o banco Itaú. Eles fizeram foto na frente de um painel de divulgação do The Celebration Tour In Rio, "a maior pista de dança do mundo", como informa o slogan da campanha que foi repetido a exaustão nos últimos dias nos telejornais e intervalos comerciais da emissora.

Para isso acontecer, a manobra na edição dos capítulos começou bem antes. A novela teve de apressar todas as cenas que envolviam o quase casal, já que eles precisavam estar no Rio de Janeiro no capítulo de sábado (4).

A sequência da inauguração da casa de forró foi toda adiada --iriam ao ar antes de Buba e Augusto viajarem. Os dois só chegariam à casa dela nesta terça (7).

A trama também mudou a ambientação da cena de Buba e Augusto se divertindo, dançando, felizes, para a promoção do show, mas a sequência estava no roteiro ambientada em outro local. Os dois cairiam na balada em uma boate LGBTQIA+ para assistir à apresentação de uma das amigas da personagem transexual.

A sequência não existiu na versão original de Renascer, já que a Buba interpretada por Maria Luisa Mendonça não era uma mulher trans --era o que se chamava na época de hermafrodita (definição que era dada à pessoa intersexo, com variações no corpo que fogem do padrão binário).

Renascer passou a ter mais merchandising nas últimas semanas --antes, apenas o núcleo do Rio de Janeiro fazia publicidade em cena. Agora, até Morena (Ana Cecília Costa) já saiu da novela para os comercias para vender produtos das Casas Bahia. Diferentemente desse caso, em que o autor faz cenas extras comerciais, a do show da Madonna foi toda alterada por conta da publicidade.

A estratégia de divulgação da Globo com o show de Madonna foi maciça e questionável do ponto de vista jornalístico, já que fatos negativos como roubos e violência praticamente ficaram de fora do noticiário.

Para se ter uma ideia, o Fantástico de domingo (5) teve várias reportagens, como a da personagem que teve a vida mudada por Madonna e até um palco para desfile de figurinos de quem foi assistir ao espetáculo, mas os registros de ocorrência da Polícia Militar mal foram citados --o policiamento foi elogiado, inclusive. 

O show da Madonna foi o quinto maior da história mundial em número de público presente, com 1,6 milhão de pessoas na praia de Copacabana. O maior já registrado em todo o mundo foi de Rod Stewart em 1994 no mesmo local e reuniu 4,2 milhões de pessoas, segundo o Guinness.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.