Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Renascer: Após beijo, Lu manda Zinha sair do armário e parar de lutar contra si

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2024 - 8h15

Após levar um susto com o beijo inesperado de Zinha (Samantha Jones), Lu (Eli Ferreira) conversará com a amiga sobre sua sexualidade em Renascer. Com muita sensibilidade e carinho, a professora orientará a produtora a sair do armário e parar de lutar contra o que sente.

Em cenas da novela das nove da Globo previstas para irem ao ar a partir desta segunda-feira (18), a filha de Jupará (Evaldo Macarrão) surpreenderá a amiga com um beijo na boca após ficar animada com vários elogios da professora. Mas Lu afastará Zinha, que perceberá que terá entendido tudo errado.

A garota sairá correndo, e a professorinha a procurará para acalmá-la. "Num sei o quê se passô na minha cabeça, mais...", começará a se desculpar. Lu a cortará, dizendo que não precisa lhe dar nenhuma justificativa. "Máinum tá certo isso, não", se envergonhará Zinha.

Compreensiva, a personagem de Eli Ferreira perguntará o que não está certo. "O que fiz, eu... Nem sei o que fiz", responderá a produtora, bem perdida. "Você me beijou... Apenas isso. Eu tomei um susto porque eu não esperava, mas você não tem nada do que se envergonhar", afirmará Lu, bem tranquila.

Zinha continuará remoendo o beijo que deu. "Não vejo problema nenhum... Só não é a minha", explicará a professora. Nervosa, a amiga de João Pedro (Juan Paiva) dirá que não é certo duas mulheres ficarem juntas. "Mas quem disse que é errado duas mulheres se amarem?", provocará Lu.

"Todo mundo!", responderá. "Todo mundo quem, Zinha?", insistirá a educadora. "O mundo... Deus!", completará a "tabaroa". Lu, então, avisará que Deus não disse nada disso, e que os homens falam por Ele. "Assim como cometeram outras tantas atrocidades ao longo da história", explicará.

A professora ainda falará que a questão é muito complexa e que não se pode ser definida apenas pela heteronormatividade. "É raso pensar que sexualidade se limita à relação entre um homem e uma mulher, e ponto", sentenciará.

Nervosa, Zinha afirmará que gosta de homem. "Você tem o direito de gostar de quem quiser. E todos têm que respeitar o seu direito de expressar o seu amor como você bem entender... Eu só acho que você não deveria, em hipótese
alguma, mentir para si mesma", vai disparar Lu.

A amiga de João Pedro se irritará: "E quem disse que tô mintîno?". "Eu não disse que você está mentindo, disse que você não deveria mentir. Até porque, no fundo, no fundo, você seria incapaz de mentir pra si. Eu só quero que você saiba que pode contar comigo, tá bem? Pro que você quiser", encerrará Lu, carinhosa.

Resumo dos Capítulos

Segunda, 18/3 (Capítulo 49)
Lu encoraja Zinha a dar aula sobre jupará para seus alunos. João Pedro e Sandra se sentem atraídos um pelo outro. Neno cobra de Teca a aliança entre eles e Pitoco. Zinha sente vergonha e Lu a acolhe. Teca sente culpa por não se abrir com Buba. Eriberto não conta a Venâncio que está namorando Eliana.

Dona Patroa fica horrorizada com as palavras de Sandra, que joga umas verdades para a mãe. José Inocêncio repreende Zé Bento pela falta de interesse nos negócios e só aparecer para vender a parte da produção de cacau da fazenda cuidada por João Pedro. Damião não gosta de ver Ritinha conversando com Augusto. Egídio se espanta ao ser abordado por Zé Bento no armazém de cacau.

Terça, 19/3 (Capítulo 50)
Bento e Egídio demonstram vontade de fazer negócio. Padre Santo alerta Pastor Lívio para as falas críticas dirigidas a Egídio durante o almoço com a família. Bento oferece vender a safra de cacau para Egídio. Kika fica perplexa quando Bento lhe presenteia com um carro zero.

José Inocêncio descobre sobre o processo que pode impedir Augusto de exercer sua profissão de médico. Venâncio comunica a Buba que vendeu sua parte da agência e que pensa em investir nas terras que herdou. Egídio força Joaninha a ir com os filhos para a sede de sua fazenda. Augusto avisa ao pai que doará suas terras para João Pedro.

Quarta, 20/3 (Capítulo 51)
José Inocêncio fica arrasado com a decisão de Augusto. Inácia tem maus pressentimentos após um sonho. Kika se decepciona com Bento. José Inocêncio diz a Mariana que João Pedro o roubou. João Pedro garante a Deocleciano que irá embora, caso o pai não peça desculpas.

Sandra fica revoltada ao saber por João Pedro que o pai o acusou de ladrão. João Pedro e Sandra ficam juntos. Morena fica aflita quando Inácia lhe conta que teve outro sonho em que João Pedro matava o pai. João Pedro enfrenta José Inocêncio.

Quinta, 21/3 (Capítulo 52)
José Inocêncio ofende João Pedro e manda o filho sair de casa. Sandra percebe a forma com que a mãe trata Joana, e não gosta do que vê. Sandra faz questão de esclarecer a funcionária sobre seus direitos. Venâncio flagra Pitoco e Neno em sua casa.

Kika aconselha Eliana a encarar a separação, sem vingança. José Inocêncio fica perplexo quando Deocleciano comunica que está deixando o patrão para trabalhar com João Pedro. Venâncio e Buba se desentendem. José Inocêncio manda Damião espionar o que João Pedro está falando aos funcionários.

Inácia acusa José Inocêncio de forçar os filhos a ser o que eles não são, e deixa a entender que João Pedro é o único deles que não se deixa ser sufocado pelo pai. Venâncio flagra Eliana com Eriberto.

Sexta, 22/3 (Capítulo 53)
Venâncio avisa a Eliana que decidirá o divórcio do casal na justiça. Buba se surpreende ao notar que Teca não está em casa. Pitoco e Neno se sentem aliviados quando Teca leva comida para eles. Damião fica surpreso quando José Inocêncio diz que quer ver João Pedro prosperar. José Inocêncio reclama dos filhos para Mariana, apostando no neto que Buba lhe dará.

Morena visita o túmulo de seu filho pela primeira vez. Sandra e João Pedro passam o dia juntos na cachoeira. João Pedro não gosta de ouvir Sandra falar mal de José Inocêncio. Augusto diz a Venâncio que o filho do irmão e de Buba é a única esperança de José Inocêncio ser feliz.

Sábado, 23/3 (Capítulo 54)
Sandra vai à casa de Joana para saber se o pai está assediando a mulher de Tião Galinha. Rachid reaparece depois de muitos anos e para na venda de Norberto pedindo um lugar para descansar. Augusto revela a José Inocêncio que é estéril.

Norberto fica entusiasmado ao saber que Rachid é o libanês quem salvou a vida de José Inocêncio na primeira tocaia. José Inocêncio comemora o reencontro com Rachid e o leva para sua casa. Os dois se emocionam. João Pedro e Sandra se encontram novamente. Morena teme a possibilidade de Egídio descobrir sobre os encontros de João Pedro com Sandra.


Os capítulos de Renascer são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18 a 27/4

Quinta, 18/4 (Capítulo 76)
Sandra, João Pedro e Augusto enfrentam Egídio. José Inocêncio celebra a gravidez de Buba. Inácia critica a atitude de João Pedro e Augusto por terem ameaçado Egídio. José Inocêncio orienta Venâncio em como agir com Eliana, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.