PAULO ROCHA
JOÃO COTTA/TV GLOBO
Guaracy (Paulo Rocha) em cena de Fina Estampa; personagem é 'queridinho' do ator em época de reprise
DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro
Publicado em 14/4/2020 - 5h18
Paulo Rocha se tornou uma figurinha carimbada no horário nobre da Globo. Desde segunda (13), ele passou a ser visto em todas as três reprises da emissora assim que o mau-caráter Avilez der as caras em Novo Mundo (2017). "No momento sombrio que estamos vivendo, [as novelas] foram uma escolha bastante acertada da casa. Foi uma coincidência eu estar em todas elas", diz o português ao Notícias da TV.
O ator completa a sua onipresença no canal com o vilão Dino de Totalmente Demais (2015) e o comerciante Guaracy em Fina Estampa (2011) --este último se tornou uma espécie de seu "queridinho" nos tempos da pandemia de novo coronavírus (Covid-19).
"Ele representa uma verticalidade de caráter. Era um um homem trabalhador, sinceramente apaixonado por Griselda [Lília Cabral], com muita empatia pelo próximo. Um ser humano com essas características será bom em qualquer época. Existem valores que geram sensações atemporais, capazes de resistir a uma série de modas e formas de pensar", filosofa.
Diante da crise de saúde pública, ele já afirmou que não dá a mínima para uma possível superexposição por conta das reapresentações. "Confesso que não refleti muito sobre isso. O que vale destacar é o elemento em comum ao trio de produções, que é a resiliência que nós somos capazes de ter", pondera o artista.
Confira as três cenas que fazem Paulo Rocha curtir a superexposição
REPRODUÇÃO/TV GLOBo
Avilez (Paulo Rocha) dá as caras em cena de Novo Mundo (2017): contra a Independência
Em Novo Mundo, Paulo considera as primeiras sequências de seu personagem como as suas favoritas. "Eu julgo que a primeira cena após a partida de dom João 6º [Leo Jaime] para Portugal, quando Avilez se revela para Pedro [Caio Castro]. Foi ótima para dar o tom do que seria a relação dos dois", entrega o marido de Juliana Pereira.
Apesar das armações do general do Exército lusitano, o intérprete afirma que as pessoas não sentiram tanta raiva dele quanto de Dino no folhetim de Paulo Halm e Rosane Svartman. "Era só uma pessoa que estava cumprindo sua missão como militar. Ele defendia as suas verdades", avalia o ator.
REPRODUÇÃO/TVGLOBO
Dino (Paulo Rocha) invade o quarto de sua enteada pela janela em Totalmente Demais (2015)
O artista se surpreendeu com a reação do público às vilanias do padrasto de Eliza (Marina Ruy Barbosa). "As pessoas tinham mais anticorpos ao personagem porque ele representa o lado negro que existe em qualquer um de nós. Alguns até confundiam uma coisa com a outra, o que para mim foi estranhíssimo na época", relembra.
Ele destaca o momento em que Dino invade a casa da enteada e esfaqueia Jonatas (Felipe Simas). "Achei particularmente violenta e assustadora, mesmo que eu tenha sido a fonte do susto", opina o lusitano.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Guaracy (Paulo Rocha) beija Griselda (Lília Cabral) em sequência de Fina Estampa (2011)
Paulo considera todo o romance entre Guaracy e Griselda (Lilia Cabral) como ponto alto de Fina Estampa, mas guarda com carinho o primeiro beijo entre os dois --já exibido pela emissora na reprise do horário nobre.
"A sequência foi muito bonita, porque foi ela que deu o tom para toda a novela", comenta ele, que se tornou amigo de Lilia Cabral nos bastidores da produção.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Novo Mundo e de outras novelas!
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto
Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.