Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A RAINHA DA PÉRSIA

Record corre contra o tempo para evitar reprise e ter novela inédita ao fim de Reis

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator Guilherme Dellorto caracterizado como Salomão em cena de Reis

Guilherme Dellorto como o Salomão em Reis; novela bíblica deve entrar em mais um hiato

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 6/10/2023 - 9h00

A Record corre contra o tempo para que A Rainha da Pérsia --adaptação da história bíblica de Ester-- seja a substituta da décima temporada de Reis. Cristiane Cardoso, diretora de dramaturgia e filha de Edir Macedo, já entregou todos os capítulos da novela inédita. A expectativa é afastar de vez o fantasma de uma reprise em pleno horário nobre.

Segundo fontes do Notícias da TV, Reis deve entrar em um novo hiato após o fim das atuais fases --A Sucessão e A Sabedoria. A trama atualmente acompanha Salomão (Guilherme Dellorto), herdeiro de Davi (Petrônio Gontijo), e não deve parar por aí.

A produção --longe de ser um sucesso, mas com uma audiência cativa que mantém a Record na vice-liderança-- deve ganhar mais temporadas em 2024. O planejamento inicial era que Todas as Garotas em Mim ocupasse a faixa, mas a série adolescente foi cancelada após o desastre no Ibope.

A Rainha da Pérsia, então, se tornou o trunfo da emissora para evitar uma reprise "tapa-buraco". A trama atualmente está em produção, definindo questões desde os principais nomes do elenco até caracterização. Na melhor das expectativas, seria possível colocá-la no ar já no início de janeiro.

Uma produção inédita é o "sonho de consumo" principalmente do departamento comercial. As reprises não são tão atrativas para o mercado publicitário, obrigando a empresa a oferecer descontos maiores --e, consequentemente, apertando a margem de lucro.

A reportagem questionou a Record sobre a previsão para a estreia de A Rainha da Pérsia e a possibilidade de uma nova reprise. A emissora de Edir Macedo respondeu, por meio de sua Comunicação, que irá "informar em momento oportuno as novidades da teledramaturgia".

Atenta aos erros

A Record aparentemente parece ter aprendido com os erros de planejamento que deixaram o fenômeno Gênesis (2021) sem uma sucessora. Com os primeiros capítulos de Reis entregues com atraso, a emissora improvisou uma solução caseira --juntando diversas tramas na super-reprise A Bíblia (2022).

Desta vez, a situação nos bastidores é um pouco mais confortável. Além de o roteiro já entregue por Cristiane Cardoso, os trabalhos de Reis seguem em um ritmo bastante tranquilo.

Cenário mais competitivo

A Record, porém, não pode mais vacilar se quiser manter a vice-liderança. O SBT marcou a estreia de The Chosen --série norte-americana sobre os discípulos de Jesus-- para dezembro. Além disso, a Globo também cresceu na audiência com Terra e Paixão --e não precisa mais recorrer a qualquer reprise como na pandemia de Covid-19.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.