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IGREJA UNIVERSAL

Quer pagar quanto? Record faz propaganda inusitada de templo em Amor Sem Igual

REPRODUÇÃO/RECORD

Day Mesquita sorrindo. Plantas ao fundo. QR Code no canto da imagem

QR Code aparece em cena de Amor Sem Igual na qual Poderosa (Day Mesquita) fala da igreja

PIERO VERGÍLIO

pierovergilio@gmail.com

Publicado em 17/1/2021 - 7h05

Primeira novela a ter capítulos inéditos na pandemia, Amor Sem Igual tem conquistado boa audiência para a Record em sua reta final. A emissora decidiu testar nesse público uma estratégia que visa atrair fiéis para a Igreja Universal: o QR Code da fé, que redireciona o telespectador para o site do Templo de Salomão.

Embora discreta, a iniciativa faz lembrar a campanha Quer Pagar Quanto?, das Casas Bahia, na qual o consumidor era bombardeado por produtos. Na trama, de forma mais ou menos explícita, a igreja é apontada como o caminho para a mudança de vida em vários momentos dos capítulos.

O elemento gráfico no canto da tela --que se tornou comum em ações publicitárias-- se junta a outras referências no texto da autora Cristianne Fridman. As primeiras inserções ocorreram no início de janeiro: o QR Code aparece sempre nas cenas em que Poderosa (Day Mesquita) ou outros personagens descrevem suas experiências em uma igreja evangélica.

Em uma das sequências, o personagem Antônio Júnior (Miguel Coelho), um ex-dependente químico, festejou a sua recuperação: "Demorei, mas encontrei um sentido para a minha vida". Outra personagem complementou: "A gente está frequentando a mesma igreja do Miguel [Rafael Sardão]". No momento em que a palavra igreja foi mencionada, o QR Code apareceu e ficou na tela durante alguns segundos.

O Notícias da TV procurou as assessorias da Record e da Igreja Universal. Nenhuma delas, no entanto, retornou os contatos até a publicação deste texto para esclarecer se a inserção é uma determinação editorial --já que tanto a Universal quanto a Record são controladas pelo bispo Edir Macedo-- ou uma ação comercial, bancada pela igreja para a divulgação do templo.

Bíblica travestida de contemporânea

Com capítulos inéditos desde 28 de outubro, Amor Sem Igual tem conquistado boa audiência na Grande São Paulo. No principal mercado do país, a trama de Cristianne Fridman acumulou média de 8,3 pontos até a última quinta-feira (14). E todo esse público recebe, a cada capítulo, uma espécie de catequese em horário nobre.

Embora a novela tenha sido anunciada como uma trama contemporânea, o roteiro também serve ao propósito de evangelização. Na reta final da trama, a protagonista se redimiu de seu passado ao aceitar Jesus. Para a cena em que Poderosa, no leito de hospital, fez a leitura da Bíblia, a Record produziu um longo clipe, com trilha sonora de louvor (com direito à letra na tela).

Em textos publicados no site oficial da Igreja Universal, o tom doutrinário fica ainda mais explícito. A personagem central é descrita como uma "mulher machucada pela vida" que, ao se relacionar com um homem de fé, acaba encontrando o "amor sem igual" do título: o de Deus.

"No limite da dor, ela se deu conta de que, ao contrário do que acreditava, Deus nunca a abandonou. Pelo contrário, sempre esteve ao seu lado lhe guardando, era ela quem estava cega pelo ódio e desejo de vingança. Mas, agora, podia vê-lo com clareza em cada acontecimento", prega a Universal em um dos trechos.

QR Code nas novelas da Globo

Enquanto a Record tem o QR Code da fé, a Globo incorporou o formato à dramaturgia para aumentar a visibilidade de anunciantes. Em uma ação com a C&A, a emissora inseriu um squeeze na vinheta de Totalmente Demais durante a edição especial da novela, no ano passado. Ao acessar o QR Code, o público tinha acesso a peças com descontos.

Já o T-Commerce, que teve ações no É de Casa e na reprise de Fina Estampa, permite que o telespectador faça compras em tempo real utilizando o controle remoto da televisão. Para isso, é preciso ter acesso ao sinal digital e apertar o botão quando o ícone da loja aparece na tela.


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