FICTÍCIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Marcos Frota em cena como Tonho da Lua em Mulheres de Areia; novela foi gravada em praias do Rio
Mulheres de Areia (1993) se passa em uma cidadezinha de praia muito charmosa, chamada Pontal d'Areia. O lugar não existe de verdade: trata-se de uma cidade fictícia inventada pela autora Ivani Ribeiro (1922-1995). Mas as cenas externas foram gravadas em paisagens reais, que ficam no Estado do Rio de Janeiro.
Para a segunda versão de Mulheres de Areia (a primeira é de 1973), a Globo utilizou diferentes locais. Parte das cenas foram gravadas na cidade cenográfica construída para a novela em Jacarepaguá (onde dois anos depois seria inaugurado o Projac, atualmente chamado de Estúdios Globo).
Outra parte foi gravada em Angra dos Reis, na região da Costa Verde, litoral do Estado. Ainda houve uma terceira leva de cenas que foram feitas em Tarituba, praia que pertence à cidade de Paraty, também no litoral do Rio de Janeiro.
No total, foram criados 170 cenários, e uma tecnologia foi inovadora em Mulheres de Areia. A Globo utilizou o recurso chamado newsmate, que permite o recorte de imagens sobre o chromakey. Assim, uma imagem gravada pode ser inserida sobre outra, para composição de primeiro e segundo planos.
Mulheres de Areia contou ainda com outras locações. A mansão da família Assunção era uma casa alugada no bairro de Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Já a fazenda de Virgílio (Raul Cortez) era uma propriedade localizada em Vassouras, no interior fluminense.
A novela ainda teve gravações internacionais. A lua de mel de Marcos (Guilherme Fontes) e Raquel (Gloria Pires) aconteceu em Nova York, e atores e equipe técnica de fato foram à cidade dos Estados Unidos e gravaram em pontos como o Central Park e a 5ª Avenida.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Mulheres de Areia
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.