Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PADRE GALÃ

Quem foi Lívio em Renascer em 1993? Ator provocou fetiche proibido no público

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Breno da Matta em cena de Renascer, com expressão séria

O pastor Lívio (Breno da Matta) em cena de Renascer; personagem era padre na versão de 1993

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/3/2024 - 18h00

Lívio (Breno da Matta) sofreu uma modificação importante da primeira versão de Renascer, em 1993, para a atual. O personagem originalmente era um padre católico, e no remake foi apresentado ao público como pastor evangélico. Na edição original da novela, o papel foi de Jackson Costa, que provocou um fetiche proibido em parte do público: o desejo sexual por um homem de batina.

Segundo Costa, o personagem não existia na história original criada por Benedito Ruy Barbosa. A entrada de Lívio na novela foi uma sugestão do diretor Luiz Fernando Carvalho, para que houvesse uma figura religiosa mais jovem na trama.

O ator se tornou um galã na época, e o personagem ganhou destaque na novela. "Havia um certo fetiche com o padre. Lembro que a gente ficava muito na ponte aérea Rio-Ilhéus. E eu, com aquela barba e aquele cabelo, era reconhecido assim que chegava. Era como se estivesse maquiado o tempo todo", disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

Jackson Costa está atualmente com 57 anos. Ele seguiu carreira como ator, diretor e escritor. "O meu maior sustento se dá pela poesia. Eu tenho, acredito, uns 200 poemas escritos. Além disso, sempre que terminei um trabalho na TV, voltei para a Bahia. Nunca quis sair de lá."

"Então, de certa forma, eu escolhi seguir por um caminho mais difícil. Viver de teatro, ainda mais fora do eixo Rio-São Paulo, não é fácil. Mas, enquanto eu tiver essa vontade de fazer arte na rua, eu sinto que estou vivo", declarou.

Na Globo, ele atuou em novelas como Duas Caras (2007), Amor à Vida (2013) e Segundo Sol (2018). Também esteve no elenco da série Cangaço Novo, do Prime Video. Atualmente, está no elenco do espetáculo teatral Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé), um musical.

Final de Lívio em Renascer

Na primeira versão da novela, o personagem viveu um grande conflito. Ele se apaixonou por Joana (Tereza Seiblitz), mas não podia ter nada com ela pelo fato de ser padre.

No final da novela, ele tomou uma decisão. Resolveu largar a batina e ir atrás da amada --neste ponto, Joana já estava viúva de Tião (Osmar Prado). Lívio se declarou a ela, que correspondeu ao amor dele. Os dois ficaram juntos, e o ex-padre expressou seu desejo de formar uma família com a amada.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/5 a 15/6

Quinta, 30/5 (Capítulo 112)
Bento conta a Mariana e a José Inocêncio o deslize cometido por João Pedro em seu casamento. Mariana questiona o casamento sem amor de João Pedro. João confessa a Zinha que sofre por não conseguir tirar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.